Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quarta, 12 de março de 2014, 10h42

Seminário aborda o agronegócio e seus reflexos no sistema judicial


A partir desta quinta-feira (13/03), às 19h, produtores rurais, magistrados, advogados e representantes do agronegócio terão a oportunidade de discutir o desenvolvimento econômico de Mato Grosso e seus reflexos no sistema judicial durante um seminário no Centro de Eventos do município de Sorriso. O encontro seguirá até sábado (15/03) com palestras das 16h às 20h.

O evento é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-MT), Senar-MT, Aprosoja-MT, Sindicato Rural e prefeitura municipal de Sorriso.

O objetivo é apresentar aos magistrados a realidade do agronegócio, os desafios, oportunidades, como o setor produtivo contribui para o desenvolvimento do país e como isso influencia no judiciário e vice-versa. “Além de apresentar o agronegócio, o seminário é uma forma de estreitar relações e trocar experiências. Precisamos entender como o poder judiciário faz seu trabalho e ele precisa conhecer mais como fazemos o nosso trabalho, pois as características do setor agropecuário são diferentes do urbano”, afirma o presidente da Famato, Rui Prado.

Entre os temas que serão abordados estão: obrigações legais de um proprietário rural; mitos e realidades sobre os agrotóxicos, grãos transgênicos e saúde humana; análise da produção agrícola e preservação dos biomas brasileiros; o papel da justiça no desenvolvimento do agronegócio no Brasil; como as decisões judiciais impactam nas rotinas do agronegócio e a proteção dos biomas mato-grossenses e o desenvolvimento econômico da região.

“O magistrado moderno precisa ter conhecimento de várias áreas e o desenvolvimento econômico de Mato Grosso e o conhecimento é fundamental para que possamos avaliar a extensão que as decisões judiciais têm enquanto impacto na sociedade em geral”, avalia o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Márcio Vidal, que também coordena o Centro de Estudos da América Latina – Desembargador Viana Santos – (Ceal).

Programação – O seminário começará às 19h de quinta-feira (13/03) e encerrará sábado (15/03). Na sexta (14/03) e sábado a programação começará a partir das 16h e encerrará às 20h.

Os palestrantes confirmados são: o Ministro do Superior Tribunal de Justiça e vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), João Otávio Noronha; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin; o presidente da ONG AgroBrasil e consultor em organização e marketing rural, Xico Graziano; procurador de Justiça de Mato Grosso, Dr. Luiz Alberto Scaloppe; o coordenador técnico do Meio Ambiente do Conselho Nacional de Meio Ambiente da CNA, Rodrigo Justos de Brito, entre outros.

Visita técnica – Na sexta-feira e no sábado, a partir das 8h, os magistrados e os representantes do agronegócio de Mato Grosso farão uma visita técnica em duas propriedades rurais. A primeira, dia 14, às 8h, será na fazenda do produtor Pedro Vigolo. Em seguida o grupo visitará a cooperativa de produtores de Sorriso Coacen. No dia 15, às 8h, os magistrados conhecerão a propriedade da família Argino e Léo Bedin.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114