Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Segunda, 17 de março de 2014, 18h37

Sorriso sedia seminário sobre justiça e agronegócio


 “Aqui é a terra prometida, formamos uma das maiores diversidades culturais do país e a responsabilidade pelo bom Índice de Desenvolvimento Humano que temos é fruto do trabalho dos bravos produtores que colocaram a mão na massa e transformaram este município no grande celeiro que é hoje”, discursou o prefeito Dilceu Rossato durante a abertura do I Seminário “Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso e seus reflexos no Sistema Judicial”, que segue até amanhã (15), em Sorriso, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Rossato apresentou um pouco da história e das potencialidades do município, que é a Capital Nacional do Agronegócio, e aproveitou a oportunidade para solicitar aos membros do Tribunal de Justiça a instalação da 1.ª Vara Agrária em Sorriso. Em sua fala, o executivo lembrou a todos a importância de eventos pioneiros como este, que permitem a cada participante conhecer realidades diferentes da sua. “Esperamos que cada um se coloque no lugar do outro, que os membros do judiciário possam conhecer um pouco melhor a realidade do produtor rural, que, por sua vez, terá a oportunidade de desvendar as particularidades do sistema judiciário”, declarou. O prefeito aproveitou a ocasião para homenagear o juiz de Direito Jorge Iafelice dos Santos, que foi um dos idealizadores do evento quando ainda estava na comarca de Sorriso, já que hoje o magistrado atua em Rondonópolis.

Em sua fala, o desembargador Márcio Vidal também lembrou um pouco da história da colonização de Sorriso. “Entre as décadas de 1970 e 1990, o território de Mato Grosso foi ocupado por bravos agricultores, e as terras, antes inóspitas, hoje são férteis”, declarou, lembrando do esforço contínuo dos homens e mulheres que trabalharam para esta transformação.

Na sequência, o presidente da Famato, Rui Prado, palestrou acerca do tema “A Contribuição do Agronegócio no Cenário Econômico Mundial: Perspectivas do Estado de MT”. Hoje, os magistrados e representantes do agronegócio visitaram a propriedade do agricultor Pedro Vígolo e a cooperativa de produtores de Sorriso Coacen. Amanhã, outra visita técnica será realizada, desta vez, na propriedade da família Argino e Leo Bedin.

Entre os temas que serão abordados durante o Seminário estão: obrigações legais de um proprietário rural; mitos e realidades sobre os agrotóxicos, grãos transgênicos e saúde humana; análise da produção agrícola e preservação dos biomas brasileiros; o papel da justiça no desenvolvimento do agronegócio no Brasil; como as decisões judiciais impactam nas rotinas do agronegócio e a proteção dos biomas mato-grossenses e o desenvolvimento econômico da região.

O evento prossegue até amanhã e está aberto à participação popular, inclusive de pessoas que não fizeram a inscrição antes do evento.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114