Cuiabá | MT 18/04/2024
Interior de MT
Quarta, 09 de abril de 2014, 14h06

Começam atividades entre a Unemat e a Universidade de Oxford no campus de Nova Xavantina


 O convênio assinado recentemente pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com a Universidade de Oxford, Inglaterra, começa a ser executado. Uma equipe formada por pesquisadores ingleses, brasileiros e americanos está em Nova Xavantina para uma etapa de campo do projeto Global Ecosystem Monitoring (Monitoramento Global de Ecossistemas), coordenado pelo professor Dr. Yadvinder Malhi, da Universidade de Oxford. As operações da pesquisa em campo são chefiadas pela dra. Imma Oliveras, pesquisadora da Universidade de Oxford e da Universidade de Wageningen, Holanda.

Desde o dia 02 de abril, cerca de 30 alunos do Laboratório de Ecologia Vegetal do campus de Nova Xavantina participam ativamente de diversas etapas de pesquisa e conhecem novas metodologias e equipamentos de última geração. O convênio proposto pelos professores doutores da Unemat Ben Hur e Beatriz Marimon foi firmado com o objetivo de estudar os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas da transição Amazônia/Cerrado. “A execução de convênios como este faz com que a Unemat seja reconhecida internacionalmente e inserida efetivamente no contexto global da ciência”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, professora Áurea Regina.

O professor Yadvinder, que é destaque internacional da Universidade de Oxford, proferiu palestra à comunidade acadêmica do campus sobre os antigos elefantes do cerrado, que habitavam a região Centro-Oeste há cerca de dez mil anos. De acordo com o professor espécies como o Estegomastodonte eram do tamanho dos atuais elefantes africanos e poderiam ser considerados os grandes transformadores da paisagem do Cerrado naquela época. A sua extinção coincidiu com o aparecimento dos primeiros grupos humanos na América do Sul. A informação surpreende. “É quase inimaginável saber que elefantes tão grandes viveram, num passado não tão remoto, onde atualmente estão cidades como Cáceres, Cuiabá ou Nova Xavantina”, considerou o professor Ben Hur.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114