Cuiabá | MT 25/04/2024
Interior de MT
Segunda, 21 de julho de 2014, 11h42

Cidadania é tema de estudos de Rondonópolis


A Feira de Ciências da Escola Municipal “Dulcineia Cascão Barbosa” de Rondonópolis foi a atração no bairro Serra Dourada na tarde desta sexta-feira (18). Alunos, pais e professores assistiram as apresentações e apreciaram os trabalhos das crianças na escola. Cada sala apresentou os trabalhos e produções de textos feitos no decorrer de todo o primeiro semestre. Com o tema “Cidadania” os alunos trabalharam os direitos e deveres na escola, na sociedade e princípios de solidariedade, respeito, família, educação, tolerância, autoestima e dignidade.

Os alunos com deficiência deram a contribuição com a maquete do parquinho feita por eles.
Os pequenos da pré-escola trabalharam o trânsito. Vestidos de amarelinhos, fiscais de trânsito, a bandinha apresentou as músicas “Motorista” e “Carrinho que bate-bate”, no final mostraram as placas de trânsito e distribuíram lembrancinhas que eram semáforos.

Na outra sala, as crianças aprenderam o que é correto e o que é errado fazer na escola. Uma ilustração proibia as corridas na hora do lanche e outra gravura incentivava os alunos a serem amigos. Cada desenho um novo aprendizado.

O trabalho envolveu também os familiares. As crianças montaram uma espécie de dossiê com fotos tiradas com a família e amigos. Consta no livro de autoria do aluno, foto do nascimento, dos pais, registro de como e quando se mudaram para o bairro e a entrada na escola.

Já a escola foi retratada de várias formas, duas maquetes foram construídas para o orgulho dos alunos. João Vitor Santos, 9 anos, fez questão de apresentar o trabalho da sala dele, 4º ano do 2º Ciclo, feita em papel, está a cópia fiel da escola, incluindo a quadra e a caixa d´água. “Gosto de aprender na escola, e o melhor lugar é a sala de aula”, disse orgulhoso mostrando na maquete o lugar em que estuda.

Cada aluno poderá levar para sempre a lembrança da participação do projeto. Tudo registrado em uma espécie de livro, devidamente encadernado com a letrinha deles.

Outro atrativo foi a apresentação da biografia de Dulcineia Cascão, professora que deu nome à escola e que faleceu em 2003, depois de uma cirurgia. Familiares escreveram uma dedicatória que foi lida e emprestaram fotografias e recortes da matriarca. A história da escola e da vida dos alunos foi contada de uma forma diferente.

Para Marciene Soares Silva, 9 anos, o livro de poesias que tem na capa o nome da escola é motivo de orgulho. “A escola, tenho o direito de estudar e aprender”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114