Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quinta, 21 de agosto de 2014, 15h30

Jaciara vai respirar cultura com o 1º Sarau no Memorial


Tour pelo museu, literatura, poesias, música, palestra educação ambiental, arte ao vivo, dentre outras atividades, farão parte do 1º Sarau no Memorial, que rolará durante o dia todo da sexta-feira (29.08), na Casa Memorial Paulo da Costa Ferreira, localizada na Rodovia MT 457, no inicio da Estrada Parque Cachoeira da Fumaça.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Elizabete Oliveira de Lima, esta é uma oportunidade para podermos fomentar a cultura principalmente as raízes do povo jaciarense. “A casa do memorial foi a primeira residência construída no município de Jaciara, onde morou a Família Ferreira, a principio o senhor Antônio Ferreira Sobrinho e posteriormente por longos anos o seu filho Paulo Ferreira da Costa”, conta.

O Memorial Paulo da Costa Ferreira, criado pela lei n. 1.441, de 23 de maio de 2012, proporciona ao visitante um mergulho na história do município, com um acervo rico e bem conservado com objetos de época, fotos, documentos, recortes de jornais, móveis originais da residência, entre outros atrativos que prometem ficar na memória dos visitantes.O espaço também abriga documentos que relatam desafios e conquistas de um povo que se aventurou pela busca de seus ideais numa terra até então pouco habitada. Por conta disso, descobriram o potencial econômico o que levou a transformação da região, na Jaciara que todos conhecem hoje.

Segundo o coordenador de Cultura, Vinicius Moura, estarão participando do 1º Sarau no Memorial 11 instituições de ensino do município, entre elas escolas municipais, estaduais, particulares e filantrópica. “Cada aluno deverá levar seu próprio tapete (pequeno) para que ele participe das rodas de atividades, já que se trata de um sarau, que tem por objetivo manter o aspecto simples, porém confortável e recheado de cultura”, explica.

Os organizadores do evento solicita que cada escola selecionem alguns alunos para recitarem poesias na roda de literatura e poesia, como também oriente alguns alunos que toquem violão para se apresentar na roda de música.

ATIVIDADES

Tour pelo Museu - Pretende-se com esta atividade incentivar o interesse pela história do município, divulgando o acervo histórico, que será coordenado pelo historiador David Bueno da Silva.

Literatura e Poesia – tem como objetivo incentivar o interesse pela leitura e o fascínio pelo universo lúdico, além de permitir que alunos se expressem de forma lítero-artística, recitando poesias e expondo seus gostos e prazeres literários de forma descontraída. A coordenação deste grupo ficará por conta de, Maria Madalena Caxeta, Marlene Gaio, Luzia Silva, Benedita Neire Magalhães e participação especial de Ana Paula.

Palestra Educação Ambiental – Com esta atividade pretende-se dispertar e formar multiplicadores de preservação do meio ambiente. As biólogas da secretaria adjunta de Meio Ambiente Cenita Maria de Oliveira e Lucimara Afonso Castilho e pelo professor João Carlos. Na oportunidade será feito o plantio simbólico de mudas.

Arte ao Vivo – Com várias manifestações artísticas e culturais, que contará com apresentação do grupo de capoeira e grupo de dança da Escola Estadual Santo Antônio, do projeto Mais Educação.

Música – Este será o momento de maior descontração aos participantes, onde eles poderão fazer seus pedidos musicais e acompanhamento em forma de cantoria, mantendo sempre como característica a confraternização e o incentivo a manifestação artística. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114