Cuiabá | MT 25/04/2024
Interior de MT
Sexta, 29 de agosto de 2014, 13h17

Vereadores participam da entrega da Reforma da unidade Prisional de Barra do Garças


Na tarde de ontem os vereadores, Comandante Barbosa (PSD), Dr. Neto (PSD) e Dr. Joãozinho (PSB), participaram da cerimônia de entrega da reforma e ampliação da unidade prisional de Barra do Garças.

A reforma da Cadeia pública ocorreu em um trabalho conjunto entre a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso, o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso – Comarca de Barra do Garças/MT, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso – Comarca de Barra do Garças/MT, em esforço conjunto com o Conselho da Comunidade e com os Municípios de Barra do Garças/MT, Pontal do Araguaia/MT, Araguaiana/MT, Ribeirãozinho/MT, Torixoréo/MT e General Carneiro/MT.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, participou da inauguração da reforma e falou sobre a importância da reforma "visamos o bem estar do reeducando, não adianta guardar ele e devolver para a sociedade pior, não podemos jogar dinheiro fora , temos que ter medidas que melhorem as condições do reeducando e as condições de trabalho dos agentes penitenciários".

Perguntado sobre a privatização do sistema penitenciário brasileiro o secretário disse não ser favorável "nós tentamos no Estado implantar esse sistema ouvimos propostas de varias empresas dentre elas empresas americanas que formariam PPPS, mas hoje a nossa visão é de ressocializar os reeducando nos Estados Unidos eles não pensam ressocializar, o sistema prisional deles é tido como negócio, por isso sou contra a privatização do sistema penitenciário brasileiro".

Jailson Costa, diretor da cadeia pública de Barra do Garças, disse que a cadeia abriga cerca de 130 reeducando e comentou a importância da reforma "tirar essa cadeia do centro seria muito importante, nós conseguimos recentemente a área para a construção de uma nova cadeia, mas perdemos a verba do governo Federal. Essa reforma melhora a qualidade de vida do reeducando e dos agentes penitenciários, a reforma construiu mais 4 celas para aumentar as vagas e reformamos as celas antigas e estamos terminando a reforma da parte externa da unidade que dará uma melhor aspecto a nossa unidade".

"Acho importante essa reforma porque cada dia aumenta a população carcerária, e essa cadeia no centro da cidade é um problema. Quero parabenizar o prefeito municipal, o poder judiciário e todas as cidades envolvidas nessa reforma porque dá dignidade para o reeducando e uma condição melhor de trabalho para aos agentes penitenciários" colocou o vereador, Dr. Neto (PSD).

O vereador Comandante Barbosa (PSD), fez a seguinte colocação, "essa cadeia publica não poderia estar mais existindo aqui no centro de Barra do Garças, como ainda não foi possível a retirada dela do centro a reforma ajuda a melhorar as condições de salubridade dos reeducandos e as condições de trabalho dos agentes penitenciários, quero parabenizar as Câmaras Municipais, poder judiciário e as prefeituras municipais que contribuíram com a reformar e ampliação da cadeia pública". 

O vereador Dr.Joãozinho (PSB), disse que "na cadeia pública de Barra do Garças, existem presos de toda a região, essa reforma vêm num momento diferente que vive Barra do Garças. Barra é rica em instituições, temos muitos órgãos públicos, faltava alguém que concatenasse essas ações, e essas pessoas se preocupam com a atual situação, a verba organizada pelo conjunto de municípios, Câmaras e o Poder Judiciário, criam condições que possam ressocializar e dar dignidade ao reeducando, são os organismos interagindo para propiciar uma melhor condição no sistema penitenciário".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114