Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quarta, 10 de setembro de 2014, 09h27

Programa Jovem Aprendiz capacita jovens para entrar no mercado de trabalho


Com o intuito de preparar jovens capacitando-os para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Jaciara através da Secretaria de Gestão Social executa o programa Jovem Aprendiz Primeira Chance.

O programa atende hoje 25 jovens que trabalham em diversos setores da Prefeitura Municipal. Os alunos passam por capacitação semanal pelo Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), que realiza um programa de aprendizado nas áreas de Logística, Comércio e Varejo, Ocupação Administrativa e Arco Administrativo.

Cada jovem trabalha quatro horas por dia, não interferindo nos estudos e sendo remunerado de acordo com as horas trabalhadas. O programa tem duração de dois anos e logo após, os jovens saem capacitados para atuar em diversas áreas do mercado.
De acordo com a gestora do Programa Primeira Chance, Nilza Roque Sobrinho Mendes, a idéia é gerar capacitação e inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Com um mercado concorrido e pedindo cada vez mais pessoas capacitadas, o programa vem para suprir essa demanda e preparar os jovens para uma futura profissão”, destacou Nilza.

O ponto mais positivo do programa é que muitos jovens, além de saírem com uma formação profissional, já saem também empregados nas suas áreas de atuação durante o projeto. “Muitos têm um reconhecimento bom pelo setor onde exercem suas funções e tem o contrato renovado como emprego fixo”, ressaltou a gestora Nilza.

A estudante Fabiana Kely dos Santos que completa dois anos no programa esse mês, se mostra muito confiante com as oportunidades que o projeto oferece. “Além de ganhar experiência e qualificação para usar na prática no mercado de trabalho, a gente também melhora a comunicação e a relação com as pessoas. Para mim foi ótimo essa oportunidade”, destacou Fabiana.

Fabiana era aluna do Projeto ProJovem desde 2011, projeto este que também faz parte da Secretaria de Gestão Social e auxilia jovens estudantes a se capacitar. Após realizar o seletivo, ela entrou no Programa Jovem Aprendiz e agora se mostra confiante, assim como os demais participantes, para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114