Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quinta, 11 de setembro de 2014, 11h47

Nortelândia inaugura Centro de Capacitação da Agricultura Familiar


A Prefeitura municipal de Nortelândia inaugurou na tarde da última segunda-feira (08), no PA Raimundo da Rocha (Assentamento Barreirão), o Centro de Capacitação e Difusão Tecnológica da Agricultura Familiar, construído com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), objetivando transformar a agricultura familiar local e regional com a transferência de conhecimentos específicos aos proprietários rurais, ajudando-os a desempenhar melhor suas atividades e consequentemente impulsionando a economia no campo.

A obra é de fundamental importância para o processo de desenvolvimento e fortalecimento da economia rural e faz parte da politica da administração municipal visando o crescimento da agricultura familiar como fonte de geração de emprego e renda.

No moderno Centro de Capacitação e Difusão Tecnológica da Agricultura Familiar, construído na sede do Assentamento “Barreirão” onde serão oferecidos cursos de capacitação e treinamentos para os produtores rurais do município e da região, foram investidos R$ 292.455,92, recursos Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). A Escola da Agricultura Familiar terá auditório com capacidade para 200 pessoas, e é equipado com áudio, vídeo, equipamentos de informática, salas de capacitação para aulas teóricas, amplo refeitório, banheiros, sala de recepção, entre outras. No total foram investidos pelo MDA aproximadamente R$ 450 mil reais.

O prefeito municipal de Nortelândia Neurilan Fraga fez questão de frisar em seu discurso de que de não há agricultura familiar consolidada e fortalecida, se antes de tudo o produtor não for capacitado e treinado para obter o melhor resultado de sua propriedade.

“É preciso despertar no pequeno produtor rural o espírito de empreendedorismo, para que ele possa ganhar dinheiro e transformar a vida da sua família, e consequentemente a da comunidade onde mora” disse Fraga.

O chefe do Poder Executivo Municipal disse ainda que construiu um moderno Centro de Capacitação com todo o conforto do inaugurado no Assentamento Barreirão, exatamente porque o pequeno produtor também é merecedor de boas estruturas para que tenha acesso as melhores práticas de obtenção de resultados financeiros de sua propriedade.

“Aqui disponibilizamos internet, ar condicionado, salas com computadores e para ministrar cursos dos mais variados, enfim uma estrutura que nem existe na cidade, porque entendo que o pequeno deva ser tratado de forma diferenciada do grande produtor que já é beneficiado por suas entidades representativas de classe e é claro como forma de valorizar a agricultura familiar como fonte de indutora de crescimento da economia” concluiu ele.

O Coordenador Geral de Gestão Social da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário Marcelo Fragoso, falou da satisfação em ver empreendimentos que podem efetivamente contribuir para mudar a vida das pessoas como a obra inaugurada.

“Essa obra sem dúvida possui um grande potencial para transformar a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras e será um divisor de aguas no tocante a capacitação e melhoramento da produtividade no campo” afirmou Fragoso.

O coordenador destacou a disposição do gestor municipal em atrair investimentos que beneficiem todos os assentados de seu município, com obras de boa qualidade para atender as pessoas ligadas a agricultura.

“Concordo com o prefeito, já foi-se o tempo em que achavam que tinha cidadão que merecia coisa de uma qualidade e cidadão que merecia coisa de outra qualidade de obra. Todos, seja no campo ou na cidade, tem direito a um serviço público de qualidade e um espaço como este, da qualidade do que está sendo ofertado” elogiou ele.

O Delegado do MDA em Mato Grosso Nelson Borges de Barros espera que a obra inaugurada beneficie não só o município de Nortelândia, bem como toda a região do Território do Alto Rio Paraguai, fortalecendo o espirito territorial como identidade comum, buscando resolver problemas comuns e projetar um desenvolvimento e um futuro melhor, que deve ser comum e compartilhado com todos.

“Esse é nosso desafio, promover o desenvolvimento e crescimento regional a fim de que a melhoria seja duradoura e impactante para transformar a vida de todos” salientou Nelson Borges.

Outros recursos serão investidos na unidade para construção de um alojamento que abrigará pessoas de outra cidade que estiverem sendo capacitadas e na implantação de unidades didáticas, que contribuirá na formação e qualificação dos produtores rurais do município e da região.

Serão firmadas parcerias com várias instituições e órgãos como UNEMAT, AMM, UFMT, EMPAER, EMBRAPA, SEBRAE, SENAI, SENAR, SEDRAF e BNDES, por exemplo, para a expansão do projeto que contribuirá com todos os municípios que fazem parte da região.

Participaram ainda da inauguração Rodrigo Faccione (Representante da Rede de Colegiados Territoriais), Nilvani Moura (Presidente da COOPERMISA), Edval Adércio Perovano (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nortelândia), Joselino Francisco da Silva (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arenápolis), Carlos Medeiros (Consórcio Intermunicipal da Bacia do Alto Rio Paraguai), Vicente Angelo dos Campos (Associação de Campo Novo do Parecis), José Naíde (Vereador de Arenápolis), Valdey Souto Cardoso (Presidente da Câmara Municipal de Arenápolis), Willian Marques (UNEMAT), Vereadores José do Egito Alves Lobo e Delamar Aparecido de Nortelândia, e os secretários municipais Edivaldo de Sá (Administração), Ricardo Henrique (Desenvolvimento Econômico), Norma Firmiano Barradas (Saúde), Marlene Júlia (Educação) Ana dos Anjos Martins Peron (Social), Jossimar Fernandes (Finanças), produtores rurais e populares. A Fanfarra da Escola Municipal Júlio Praxedes Duarte se apresentou na abertura do evento. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114