Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sábado, 18 de outubro de 2014, 15h12

Emoção, surpresas e descanso pelo Rio Tenente Amaral


Capacete, ok. Colete salva vidas, ok. Remo, ok. Bote, ok. Começa a aventura no rio Tenente Amaral, na pequena Jaciara, a 144 quilômetros de Cuiabá – cerca de 2 horas e meia de viagem. O rio é limpo e ideal para canoagem, o que torna o rafting um dos principais produtos turísticos da cidade. O ponto de partida não poderia ser melhor, a Cachoeira da Fumaça, um “véu” de água com 30 metros de altura que é cartão postal da cidade.

Para chegar até a cachoeira são cerca de 15 minutos de trilha leve, caminhando sobre o cânion por onde a água cai. Uma paradinha para apreciar a paisagem e a trilha continua. Ao chegar na parte de baixo da cachoeira nada melhor que alguns minutinhos debaixo d’água para entrar no clima. Com a alma lavada, é a vez de alongar e ter uma “aula” sobre o rafting e os principais comandos dos instrutores, só depois é que começa a descida.

O rio Tenente Amaral oferece níveis de dificuldade que variam de 1 a 4 e é indicado para o público amador. As primeiras quedas d’água são mais “tranquilas” e servem como ensaio para aquilo que está por vir, especialmente a queda do Bambu, a última do passeio e também a mais alta, com 3 metros. O percurso varia entre quedas, água agitada e adrenalina e trechos de calmaria. Em alguns pontos é possível sair dos botes e aproveitar as delícias do rio, nadar e contemplar a natureza – sempre com os equipamentos de segurança, claro.

Mas logo a moleza acaba, todo mundo volta para seus botes e o coração acelera outra vez. “Rema forte”, orienta o instrutor sempre que nos aproximamos de uma queda do
Tony Ribeiro
No rio Tenente Amaral os níveis de dificuldade variam entre 1 e 4 No rio Tenente Amaral os níveis de dificuldade variam entre 1 e 4
rio. Algum segredo? Apenas seguir as instruções e aproveitar a emoção!
 
Da Cachoeira da Fumaça até a queda do Bambu são cerca de duas horas de percurso. Terminado o trecho de quedas d’água, a equipe do Centro Oeste Rafting – responsável pelo passeio – avisa que a aventura não acabou. Uma trilha às margens do Tenente Amaral nos leva até a “Toca do Lobo”, uma cachoeirinha modesta mas que esconde uma caverna atrás do véu de água. Mais um momento para desacelerar e apreciar as surpresas que a natureza de Jaciara oferece.

Todo mundo relaxado? A trilha continua até chegarmos ao trecho mais tranquilo do rio. Lá, hora de entrar nos botes novamente e continuar a descida pelo Tenente Amaral apreciando a mata fechada que, ao final do passeio, ainda nos presenteia com uma generosa sombra. Deslizamos pelo rio até chegar ao Balneário Rocha, o ponto final da aventura. Depois de 3 horas e 5Km rio a baixo, só resta agradecer a Jaciara e planejar o retorno.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114