Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quinta, 30 de outubro de 2014, 08h17

Prefeitura de Marilândia homenageia professores pelo resultado no IDEB 2014


A prefeitura de Nova Marilândia promoveu nesta segunda-feira (27) um jantar em comemoração ao desempenho do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2014 e ao Dia do Servidor Público. Alunos, professores, diretores, funcionários da administração municipal e autoridades regionais participaram da solenidade, no Centro de Eventos Municipal.

Nova Marilândia foi o município melhor avaliado do estado e o terceiro colocado na região Centro-Oeste, com o índice 7.1. A nota está acima da meta projetada pelo ministério da Educação para 2021, que é de 6.5. Os dados se referem ao resultado do Ideb 2013, que mede a qualidade de ensino no país. O MEC divulgou o índice no início de setembro.

Para o prefeito Wener Santos, o resultado é fruto dos investimentos realizados pela administração municipal na área, que é prioritária na atual gestão. Ele explica que, desde que assumiu a prefeitura, em 2013, conseguiu implementar diversos avanços, entre eles a ampliação do número de professores, a reforma das escolas, aquisição de novos ônibus escolares e melhorar a merenda escolar. “No próximo ano, pretendo realizar o sonho de implantar lousas digitais nas salas de aula da rede municipal de ensino”, disse o gestor.

A melhoria dos indicadores das escolas municipais foi gradativa, a partir de 2005, quando o município alcançou o índice de 4.5. Nos anos posteriores os índices foram os seguintes: 4.8, em 2007; 6.4 em 2009 e 6.0 em 2011. Nova Marilândia também se destacou nas séries finais na rede de ensino municipal, ficando com o índice 5.2, enquanto a meta projetada para 2013 era de 5.1. O prefeito ressaltou ainda que a meta para o próximo ano é alcançar o primeiro lugar do Centro-Oeste. 

 Em homenagem aos avanços do município, o deputado estadual Wagner Ramos apresentou uma moção de louvor ao município e à Escola Municipal “Criança Esperança” e uma moção de aplausos ao prefeito na Assembleia Legislativa de Mato Grosso que foi aprovada pelo Parlamento. Durante a solenidade com os profissionais da Educação, o legislador convidou a comunidade escolar para receber a homenagem em Cuiabá.

IDEB - O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

Os resultados do Ideb 2013 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil foram calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/Saeb 2013 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2013.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – Além da Educação, Nova Marilândia também se destaca pelo desenvolvimento econômico. De acordo com o prefeito Wener Santos, a oferta de empregos é grande e gera emprego e renda para toda a região.

O município ficou em nono lugar no ranking estadual das cidades avaliadas pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal - IFDM. O município atingiu 0.7963 no índice que varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os dados foram divulgados em junho deste ano pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114