Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quinta, 30 de outubro de 2014, 17h36

Lucas do Rio Verde realiza curso de adoção


Moradora do município de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá), Nair Zardo e o marido Lino aguardam com ansiedade a chegada do primeiro filho do casal. Eles estão na fila de adoção e acabaram de fazer o curso de preparação para pretendentes à adoção, realizado pelo Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde.


“Nós adoramos o curso. Foi uma oportunidade excelente de tirar dúvidas e conversar com outros casais que estão passando pela mesma fase. Além disso, a equipe deixa muito claro que embora o processo seja longo, é a forma mais segura de obter a guarda definitiva de uma criança”, conta Nair.

O curso atende a Lei 12.010 de 2009, que determina que os casais que estiverem na fila de adoção participem obrigatoriamente do curso. Conforme explica a assistente social da comarca e responsável pelo curso, Renata Cristina Cardoso Lino, o objetivo é explicar aos casais como funciona detalhadamente o processo de adoção.

“Em geral os futuros pais chegam cheios de questionamentos. Aproveitamos esse momento de informalidade para esclarecê-los sobre os mitos que envolvem a adoção e realizar dinâmicas para identificar se eles realmente estão preparados para ela. Nossa maior preocupação é sempre com as crianças. Queremos evitar a todo custo casos de devolução.”, alerta a assistente social.


Ao longo da capacitação, os participantes têm a oportunidade de se familiarizarem com o tema por meio da visualização de filmes, leitura de textos, artigos e livros recomendados, além de receberem noções sobre a legislação referente às questões envolvendo a criança e o adolescente.


Gleidson de Oliveira Grisoste Barbosa, juiz responsável pela Vara de Infância e Juventude da Comarca, conta que o curso prepara tanto o casal, quanto a criança para o impacto do processo de adoção. “A expectativa de ambos os lados costuma ser muito grande e nem sempre muito realista. Por isso, o curso é importante para que as dúvidas sejam esclarecidas e para que a adaptação possa ser realizada com toda calma e segurança”, afirma o magistrado.

Ainda no primeiro semestre de 2015, a comarca de Lucas do Rio Verde deverá realizar uma nova edição da capacitação.

Dados - De acordo com Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA – CNJ), hoje em Mato Grosso existem 778 pretendentes habilitados à adoção. Já o número de crianças e adolescentes acolhidos em instituições é de 849, nem todas, porém, estão aptas para adoção. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114