Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quarta, 12 de novembro de 2014, 17h01

E continua o VIII Festival de Teatro Velha Joana


Contando a história de operários, imigrantes, lavadeiras, meretrizes, ex-escravos, curandeiros, comerciantes do Rio de Janeiro da virada do século XIX/XX, quando a habitação virou uma questão pública e a sociedade

O VIII Festival de Teatro Velha Joana que começou domingo dia 09/11, conta ainda com um saldo positivo de 22 espetáculos teatrais que estarão acontecendo no decorrer da semana, em diversos locais da cidade. Esse ano o festival registra um aumento significativo de público e objetiva que o número de espectadores cresça ainda mais.

Nesta quarta-feira (12/11), na Igreja Nossa Senhora da Salete, às 17:00h haverá a apresentação do espetáculo Hygiene do Grupo XIX de Teatro de São Paulo/SP. Hygiene faz uma reflexão sobre o momento histórico em que o Brasil se construía numa velocidade acelerada recebendo diariamente milhares de imigrantes. É esse contingente de culturas e ideias que coabitavam nos grandes cortiços do centro do Rio de Janeiro. E não demorou muito para que, desse caldeirão de misturas, surgissem os embriões de importantes manifestações de nossa identidade, na mesma medida em que se evidenciavam as desigualdades sociais que marcam profundamente os nossos dilemas atuais.

Contando a história de operários, imigrantes, lavadeiras, meretrizes, ex-escravos, curandeiros, comerciantes do Rio de Janeiro da virada do século XIX/XX, quando a habitação virou uma questão pública e a sociedade, inspirada por modelos urbanos europeus, resolve por em prática a ideia de uma casa uni familiar, que o grupo XIX de teatro traz à tona as características que vão marcar profundamente a construção da identidade brasileira. O samba, o sincretismo religioso, as lutas operárias, entre outras manifestações socioculturais tiveram seus embriões gerados nessas habitações coletivas. Colocar essas vidas do passado em contato com nossos dias atuais é por em foco os dilemas e desafios brasileiros para o futuro.

O Grupo XIX de Teatro tem um trabalho contínuo de 10 anos, com uma pesquisa temática voltada para a história brasileira, uma pesquisa estética de exploração de prédios históricos como espaços cênicos e uma investigação sobre a participação ativa do público. Desde 2004, o grupo realiza uma Residência artística, na tombada vila operária Maria Zélia, no Belém, em São Paulo. Hoje o grupo conta com o patrocínio da PETROBRAS. Hygiene, a segunda peça do grupo, é resultado do projeto “A Residência”, um dos 12 projetos contemplados pela Lei de Fomento de Teatro para a Cidade de São Paulo (Jan/2004). Por esta peça o grupo foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro – 2005 e ao Prêmio Bravo! Prime de Cultura como um dos três melhores espetáculos do ano e ganhou, como melhor espetáculo do ano, o Prêmio Qualidade Brasil 2005 – São Paulo.

Em 2006, participou da Mostra Oficial de Teatro Contemporâneo do Festival de Teatro de Curitiba, do Festival Internacional de Londrina, do Festival de Extrema (MG), do Riocenacontemporânea, Festival de Araraquara, Proximidades-Encontro de Teatro de Grupos–Fortaleza (CE) e do Festival da Paidéia. A peça também foi contemplada com o Prêmio PETROBRAS FUNARTE Circulação Nacional, com o qual cumpriu temporada nas cidades de Blumenau (SC), Santos (SP), Salvador (BA), Ouro Branco e Diamantina (MG). Em 2010 apresentou-se em Rio Branco (AC) e Belo Horizonte (MG) e teve o projeto de circulação aprovado pelo ProAc (SP), apresentando-se em Jacareí e Sorocaba.

O VIII Festival de Teatro Velha Joana é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e da Coordenadoria de Cultura e produzido pela Companhia Teatro Faces. A entrada para todos os espetáculos é gratuita, ficando apenas sujeita a lotação. Acesse a programação nos portais: www.primaveradoleste.mt.gov.br, www.teatrofaces.com.br e www.facebook.com/CiaFaces.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114