Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sábado, 15 de novembro de 2014, 19h54

Inicia segunda-feira Capacitação de Gestores Municipais


Órgãos Públicos de Sinop se reunirão até quarta-feira para debater sobre Gestão Energética Municipal

Entre os dias 17 e 19 de novembro, gestores municipais de Sinop (477 km de Cuiabá), participam da capacitação da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM). O evento, que acontece no Núcleo de Tecnologia Municipal, tem por objetivo realizar um diagnóstico do consumo de energia de todos os órgãos públicos ligados à Administração Municipal para identificar os principais pontos de consumo e os caminhos para diminuir custos, promovendo a economia e o uso racional da energia elétrica, por meio de ações que garantem economia, e modernização dos sistemas de uso-final da eletricidade nessas instalações.

Em acordo firmado entre a Eletrobras Eletronorte e a Prefeitura, os membros da UGEM farão a gestão dos gastos com energia do município e serão responsáveis por programas de combate ao desperdício, participando da elaboração de um Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica – PLAMGE.

O Plano fará um mapeamento de todas as atividades desenvolvidas pelos órgãos municipais, identificando áreas, discriminando gastos de energia, identificando os pontos de desperdício e ações corretivas, e ainda elabora um cenário que mostra a evolução do consumo de energia num determinado período. Dessa forma a prefeitura poderá fazer uma avaliação do gasto de energia elétrica e o impacto nas despesas do município.

As principais metas do GEM são a redução das despesas com a conta de energia; aperfeiçoamento das condições para o turismo e lazer noturno, investindo na segurança dos centros urbanos; redução da demanda do sistema elétrico nacional, principalmente no horário de maior consumo; e estímulo às ações do uso correto da energia elétrica, para a redução de impactos ao meio ambiente.

Todos os custos do desenvolvimento do programa serão subsidiados com recursos da Eletrobras Eletronorte. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114