Cuiabá | MT 25/04/2024
Interior de MT
Segunda, 17 de novembro de 2014, 15h44

Projeto estima redução de 20% dos gastos com energia elétrica em Sinop


 

"O planejamento do consumo de energia elétrica vai reduzir os custos e possibilitar mais investimento em outras áreas, também prioritárias. Temos a certeza que esse Programa irá trazer benefícios para a população sinopense", avaliou o Secretário Municipal de Administração, Nevaldir Graf durante abertura da Capacitação da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM), nesta segunda-feira, 17. Os participantes do curso serão responsáveis por fazer a gestão dos gastos do município com energia elétrica, visando uma economia que pode chegar a 20%.

A formação da Ugem foi determinada após parceria firmada entre a Prefeitura de Sinop e a Eletrobras Eletronorte, responsável por subsidiar os investimentos do Programa, por meio do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (PROCEL). O grupo consiste em uma comissão que definirá programas de combate ao desperdício e contribuirá com a elaboração de um Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica (PLAMGE).

O Plano de Sinop tem o prazo de 90 dias, após a Capacitação, para ser concluído. O documento será entregue à Prefeitura e conterá o mapeamento de todas as atividades desenvolvidas pelos órgãos municipais, identificando áreas, discriminando gastos de energia, identificando os pontos de desperdício e ações corretivas, e ainda elabora um cenário que mostra a evolução do consumo de energia num determinado período.

De acordo com o coordenador do Programa Eletronorte de Eficiência Energética (PEEE) em Mato Grosso, Álvaro Raineri, o objetivo é reduzir o custo com energia elétrica nos municípios que estão sobre a área de atuação da Empresa. "Temos uma unidade da Eletronorte em Sinop e esse é o 31º município a ser atendido pelo Programa. Ao todo, somando as 30 cidades, houve um custo de implantação de R$ 1 milhão (subsidiado pela Eletronorte) e uma economia de R$ 4 milhões em energia elétrica, representando o quanto o investimento é viável, aos municípios", analisa.

Participam da ação, 17 gestores municipais que serão responsáveis por fazer a gestão em 150 unidades consumidoras, que inclui desde prédios administrativos municipais a iluminação pública.

Ministram a Capacitação, os consultores da Empresa MKI, contratada da Eletronorte para dar suporte à Ugem, na elaboração do Plano. Também está presente o representante do Procel/GEM na Eletrobras, Davi Veiga Miranda, holding que é responsável pela implantação do Programa em cerca de 250 municípios, em todo o país, por meio de suas subsidiárias, Eletronorte, Furnas, Chesf e Eletrosul.

O evento acontece no Núcleo Tecnológico Municipal, localizado na Antiga Escola de Governo e encerrará na quarta-feira, 19.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114