Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Terça, 25 de novembro de 2014, 08h34

População de Sinop recebe mais de 50 serviços e registra 5.700 atendimentos durante Multiação


Há apenas seis meses, o irmão do pedreiro Hélio Félix de Souza, 63 anos, morreu vítima do câncer de próstata. O preconceito impediu que ele descobrisse a tempo de poder se tratar. História que não se repete com o pedreiro, que no último sábado (22/11), durante o Multiação realizado em Sinop, fez pela segunda vez, em quatro anos, o exame de próstata. O mineiro faz parte dos cerca de 5.700 atendimentos, em 50 serviços, ofertados à população do Norte de Mato Grosso.

“Estou fazendo o exame de novo, pois não quero esperar acontecer algo comigo. Tenho que me prevenir. Hoje tenho três parentes internados com câncer e meu irmão morreu há seis meses de câncer de próstata. Descobrimos há um ano e foi um susto. Ele ficou muito tempo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e neste tempo percebi a importância de deixar o preconceito de lado. Homem é bobo, diferente de mulher que se cuida”, avalia Souza.

Ele fez o exame de toque e de sangue durante o Multiação. Caso o exame de sangue tenha alguma alteração, o setor de Oncologia do Hospital Santo Antônio irá convocá-lo. Enquanto aguarda este resultado, ele descobriu no mesmo dia que é portador de diabetes, após o rápido exame de insulina, realizado pelo Laboratório Oswaldo Cruz. “Assustei quando me falaram, mas vou ter mais cuidado, principalmente com a alimentação a partir de agora. Este trabalho feito para a população é muito lindo. É uma obra de caridade mesmo. Já passei por três Estados e nunca vi isso. Fico emocionado”, relata.

Aos 10 anos, Maria de Fátima dos Santos, descobriu que tinha pressão alta. Na época nem ela nem a mãe, que a acompanhava, sabiam da seriedade do diagnóstico, que se revelaria grave nos anos seguintes, com a perda de três filhos, ainda durante as gestações. Hoje, aos 46 anos, a doméstica que aguardava a consulta com o cardiologista conta que não se surpreende com a pressão 18 por 10, registrada nas primeiras horas da manhã do sábado. Ela toma 14 comprimidos em quatro horários do dia. Mas já foi pior.

“Já cheguei a tomar 21 comprimidos por dia e não aguentava de tanta dor no estômago. Por conta própria parei de tomar alguns. Sou hipertensa e diabética, por isso me cuido e já mudei toda minha alimentação. Quem se ama tem que se cuidar. O Multiação é muito bom por isso, pois cuida da gente, e acho que tinha que ter mais vezes ao ano, já que muitos não conseguem fazer os exames que são caros”, ressalta.

Primeiro exame aos 73 anos

Aposentados, Ângelo Volpi Primo e sua esposa Inês Piran, ambos de 73 anos, estavam na fila para fazer pela primeira vez o exame de audiometria com a Escutare Aparelhos Auditivos. Enquanto Inês nunca trabalhou com exposição a ruídos, Ângelo sempre esteve perto de máquinas que emitiam intenso barulho, todo tempo sem proteção. “Nunca me ofereceram protetor auricular e, hoje, tanto eu quanto minha esposa, sofremos com zumbidos”, explica ele, que é morador de Sinop, mas natural do Rio Grande do Sul.

Segundo Inês, o zumbido é constante e incomoda há anos. “A sensação é que parte do meu rosto está amortecido. Já havia passado por este problema e fiz lavagem no posto de saúde. Após um tempo, porém, o incômodo voltou, só que desta vez me falaram que não faziam mais a lavagem, por isso decidiu vir ao Multiação com a esperança de resolver”, conta ela.

Ângelo concluiu o exame e recebeu outro ‘vale exame’ para visita posterior à clínica, onde receberá mais informações e fará procedimentos complementares. No Multiação detectou-se que ele tem perda de audição e, para tratar o zumbido, deverá usar um aparelho. Inês, ao contrário, nem chegou a ser atendida, pois ao aferir a pressão no estande da Universidade de Cuiabá (UNIC), foi imediatamente levada ao Pronto Atendimento mais próximo, com pressão de 16 por 8.

Informações jurídicas

Além de aferição de pressão, a UNIC também ofereceu ao público presente orientação sobre a utilização consciente de medicamentos, quick massagem, sessões de fisioterapia para os pacientes atendidos pelos médicos no local, inscrição para o processo seletivo UNIC, gratuito e orientação jurídica.

Para a zeladora Aparecida de Pereira, 48 anos, moradora do bairro Terra Rica, que foi uma das primeiras pessoas a ser atendida no Multiação, a orientação jurídica oferecida permitiu rápido acesso a informações. “É muito bom para nós que somos da classe baixa, que muitas vezes não temos como acompanhar um processo jurídico, participar de ações como esta. Além de morar longe, também tenho pouco tempo para ver essas questões, por isso foi muito bom ser atendida aqui”.

O coordenador do curso de direito da UNIC, Cleuton Barrachi, destaca que a Universidade sempre ofereceu assessoria jurídica e de saúde para a comunidade e encontrou no Multiação a parceria perfeita com entidades da sociedade civil que têm o mesmo objetivo: proporcionar para a sociedade o mínimo de segurança nas informações jurídicas e na área da saúde. “O que percebemos é que a sociedade carece de informações no que tange a legislação e saúde, essenciais para a tomada de decisões particulares. Os serviços mais procurados até o momento são de direito da família, do trabalho e previdenciário”, informou.

Vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias no estado de Mato Grosso (Fiemt) José Eduardo Pinto, destaca que Sinop é uma cidade que tem muitos bairros carentes que necessitam de atenção. “Este atendimento do Multiação oportuniza resolver problemas que são de grande importância no dia a dia das pessoas, principalmente relacionado à saúde. Parabenizo o Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso), que decidiu carregar a bandeira e a responsabilidade deste Multiação. É uma satisfação ver os atendimentos e tantas pessoas contentes”, finaliza.

Os atendimentos do Multiação começaram às 8h, na praça P 25, no Jardim Imperial, em Sinop. Ao todo, 250 voluntários prestaram serviços até às 14h. Em seguida, às 16h30 teve início o casamento coletivo, no Salão de festas da Paróquia São Francisco.

O Multiação é a ação social realizada pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Rede Mato-Grossense de Televisão (TVCA) e Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), juntamente com 24 parceiros.

PARCEIROS - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Universidade de Cuiabá (Unic), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae): Ecutare, Quality Telecom, Pró Valores/Codenorte, Caixa Econômica Federal, Refeccs, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Banco do Brasil, Laboratório Oswaldo Cruz, Claro, Colonizadora Sinop, Associação de Apoio aos Obesos, Odonto Prime, Hospital Santo Antônio, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (Sesi), Rotary, Ortodontia Botura, Grafpel, Italo Brasil / Tchó e Bépi, e Puríssima.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114