Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quarta, 26 de novembro de 2014, 16h58

Colniza comemora 16 anos de emancipação política


O município de Colniza, localizado a 1.114 quilômetros da capital na região Extremo Norte do Estado, comemora neste dia 26 de novembro, 16 anos de emancipação política. Os colidenses desfrutam da beleza exuberante de uma infinidade de atrativos ligados ao Eco-turismo, por estar localizada na região amazônica, uma região de belíssimos rios, animais silvestres, paisagens variadas e naturais.

A prefeitura da cidade realiza diversas atividades nesta quarta-feira, como apresentação das crianças, apresentação com os idosos, grupo de capoeira, fanfarra de escolas e finalizando com o partir do bolo de dezesseis metros de comprimento.

História do Município (por João Carlos Ferreira)

Grandes dificuldades enfrentaram os pioneiros de Colniza. O maior entrave sempre foi a dificuldade nas comunicações, tratando-se de vias de acesso e telefonia, visto que neste final de milênio o município já instalado possui apenas um posto telefônico.

O município foi criado através da Lei Estadual nº 7.604, de autoria do deputado Pedro Satélite, com território desmembrado do município de Aripuanã, até então o maior município do Estado de Mato Grosso. Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000 a comunidade escolheu Nelci Capitani para comandar o executivo colnizense.

Por ocasião da tramitação da documentação sobre a consulta plebiscitária para criação do município o deputado Pedro Satélite justificou a ação em função da distância do então distrito de Colniza do município-mãe Aripuanã, que é de 200 quilômetros. Outro fator de distância considerável são os 1.200 kms de Cuiabá à Colniza. Esta documento foi redigido em 25 de abril de 1995, e hoje são 139 municípios instalados em Mato Grosso. A consulta plebiscitária foi um sucesso, pois o povo disse sim nas urnas.

Ainda no período que antecedeu a criação do município, várias ações se desenvolveram no sentido de sensibilizar as autoridades do Estado de Mato Grosso para virarem os olhos para a distante Colniza.

Dentre os muitos documentos que chegaram à Assembléia estão o de Joab F. Mendes, presidente da Igreja em Colniza, em 18 de junho de 1994, onde relata a dificuldade que as 4.500 pessoas que moravam no distrito, naquela época passavam.

Também a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Colniza, representado por Cícero Antônio dos Santos, no mesmo período enviou correspondência ao então deputado Jaime Muraro versando sobre o mesmo assunto. Ainda foi registrado documentos da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale Roosevelt e Produtores Rurais do Projeto Filinto Muller, que traziam os seguintes nomes: Aldori Ferreira Jandrey, André Pereira de Araújo, Leandro Zitkoski, Daniel Inácio Silva, Ebaneis da Silva Mello, Altamiro Girardi, José Oliveira de Souza e Toninho da Areia - todos querendo a criação do município.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114