Cuiabá | MT 19/04/2024
Interior de MT
Sábado, 14 de fevereiro de 2015, 13h59

Rondonópolis supera Cuiabá em números de casos de Aids em Mato Grosso


Órgãos de Saúde Pública alertam para a necessidade do uso de camisinhas. Dados preocupam durante o Carnaval


Em Mato Grosso, o número de casos de infecção por Aids em jovens e adolescentes de 15 a 24 anos vem crescendo. Somente no ano passado foram notificados 346 casos em todo estado, o que corresponde a 41,80% de aumento em comparação ao ano de 2013, que registrou 242 casos de Aids na população dessa faixa etária.

Na população geral em 2014 foram notificados 1.017 casos de Aids, 22,23% a mais que em 2013, quando foram registrados 832 casos. Rondonópolis, Cuiabá e Sinop estão entre os municípios de maior notificação, com 208 casos, 103 casos e 90 casos, respectivamente.
O não uso da camisinha é um dos principais motivos que levam à contaminação. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde aponta que 53% da população da região Centro-Oeste assumiu não usar preservativo em todas as relações sexuais, com parceiros casuais.

 


Segundo dados da área técnica da Vigilância de Doenças e Agravos Endêmicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) jovens e adolescentes são os que mais se expõem, 40% não usam camisinha e seguem adotando comportamento de risco.

Diante deste quadro, com o intuito de promover e prevenir a saúde da população a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça o alerta para os cuidados durante o período de carnaval. “A população precisa se sensibilizar quanto à importância do uso do preservativo, em todos os tipos de relação sexual. Através dessa conscientização é que teremos condições de enfrentar a epidemia de AIDS, principalmente entre os grupos mais afetados, como os jovens”, explica Flávia Guimarães, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Fazer a testagem sorológica e se der positivo já tratar ainda que só tenha a infecção e não tenha a doença, é primordial para o aumento da expectativa e a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com HIV, hepatite B e C e sífilis. Atualmente, em Mato Grosso existem 6.747 pacientes em tratamento antirretrovirais. Em 2014, 198 óbitos por Aids foram registrados em todo estado.

O teste de rápido de HIV é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos Centros de Testagem e Acompanhamento (CTAs), no Serviço de Assistência Especializada (SAE) e policlínicas.

Carnaval 2015

Visando o diagnóstico e adesão ao tratamento precoce, a campanha de carnaval do Ministério da Saúde desse ano, adotada pela Secretária Estadual de Saúde, tem como objetivo a prevenção combinada (camisinha+teste+tratamento), com o mote “Eu me previno, eu me testo, eu trato, eu brinco carnaval com responsabilidade”.

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu no final do ano de 2014, do Ministério da Saúde, aproximadamente 3 milhões de materiais e insumos, entre preservativos e testes, para atender a demanda de rotina assim como o período de carnaval. O material já foi disponibilizado e distribuído, através das regionais de saúde, para os municípios.

Os municípios mato-grossenses já definiram suas ações com objetivo de proporcionar aos foliões um carnaval seguro, e consciente, de que a prevenção é a melhor forma de se evitar doenças e a gravidez indesejada. Para isso, materiais e insumos serão disponibilizados nos locais de festas, com as devidas orientações. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114