Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quarta, 04 de março de 2015, 10h38

Jaciara realiza segunda etapa do Lira para combater possíveis focos da dengue


 

A atenção e cuidados devem ser redobrados no período de chuva para combater o mosquito da dengue. Uma das ações que ajuda o controle da doença é o Lira – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti. Em Jaciara a segunda etapa do Lira ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de março e abrangerá a área urbana do município.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, José Anchieta Pereira de Lima, na primeira etapa, executada em janeiro, os indicadores apresentaram índice de infestação acima do que o Ministério da Saúde preconiza. Este indicador tem como principal objetivo alertar e auxiliar o município a elaborar estratégia e mecanismo para combater e controlar o índice populacional de vetores de infestação.

“Com o Lira, identificamos os tipos de criadouros predominante nos domicílios e outros imóveis em Jaciara. Na ação estarão engajados os 18 Agentes Municipais de Combate a Endemias, os quais têm como missão a inspeção de rotina para detectar amostras e foco da doença”, ressalta o coordenador.

O maior índice de infestação quase sempre está nos quintais das residências e principalmente em imóveis abandonados. Nestes locais os agentes constantemente encontram recipientes plásticos, latas, sucatas, pneus, caixa d água sem tampa, dentre outros tipos de lixos domésticos, são os locais que mais reincidem no acumulo de água, tornando um ambiente propicio para o criadouro das larvas do Aedes.

 

“No período de chuva as ações devem ser intensificadas e isso só é possível com a colaboração da população, que deve continuar a contribuição eliminando os criadouros do mosquito. Recomendamos que as caixas d água devem ser bem tampadas, colocar areia nos pratinhos das plantas, deixarem garrafas com a boca para baixo, pneus não podem ficar expostos ao tempo, etc.”, finaliza Anchieta.

 

Seguindo as determinações do Ministério da Saúde todos os municípios brasileiros têm por obrigação realizar três etapas do Levantamento de Índice. A primeira aconteceu no mês de janeiro, a segunda será neste mês e a terceira e última etapa anual deve ocorrer no mês de outubro. A ação é realizada pela Prefeitura de Jaciara através da Secretaria Municipal e executada pelos colaboradores da Vigilância Ambiental em Saúde do município.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114