Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quarta, 25 de março de 2015, 15h11

Pivetta discute com Abílio Diniz e Justiça do Trabalho as demandas sociais de Lucas


O encontro foi realizado na tarde de ontem (24), na Prefeitura de Lucas do Rio Verde e contou também com a participação do governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques

A efetiva transferência e financiamento das casas do Bairro Téssele Junior aos funcionários da BRF, a necessidade de aumentar o número de vagas nas creches e de mais recursos para a saúde de média e alta complexidade, foram os assuntos discutidos pelo prefeito Otaviano Pivetta em reunião com o empresário Abílio Diniz e representantes da Justiça do Trabalho.

O encontro foi realizado na tarde de ontem (24), na Prefeitura de Lucas do Rio Verde e contou também com a participação do governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques.

Segundo o prefeito, a vinda da empresa mudou significativamente o perfil econômico e social do município e agora, é necessário que o poder público e a empresa se unam para resolver as demandas sociais.

Na área da habitação, a transferência das 1.500 casas aos funcionários da empresa é a principal reivindicação dos trabalhadores. O processo começou no ano passado, mas somente agora, as casas estão realmente aptas ao financiamento.

“A destinação das casas aos funcionários vai mudar a cara do Téssele Junior, porque os trabalhadores vão poder construir o muro, ampliar a casa e se sentir realmente luverdenses. E tudo isso, vai se refletir na organização da cidade e até mesmo, dentro da empresa”.

Os interessados em adquirir um imóvel devem procurar o Departamento de Recursos Humanos da BRF e fazer o cadastramento. O financiamento é realizado dentro dos critérios estabelecidos pela Caixa Econômica Federal.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, 23º região, desembargador federal, Edson Bueno, ressaltou que o novo posicionamento da empresa perante o funcionário, já se reflete no número ações na Vara do Trabalho.

Em 2011 foram registrados 578 processos, 1.351 em 2012 e 2.277 em 2013, aumento de quase 300%. Em 2014, o número caiu cerca de 40%, se comparado ao ano anterior e fechou o ano com 1.420. Do total de ações, aproximadamente 90% são de ex-funcionários contra a empresa.

“Quando assumi a presidência em 2014 implantamos uma nova filosofia de trabalho. A preocupação não é mais abrir novas varas, mas saber o que a justiça pode fazer para reduzir a demanda, reunir as partes, buscar as razões e tomar atitudes que possam prevenir o problema”, explicou o desembargador.

Na área de saúde, o prefeito solicitou do empresário Abílio Diniz apoio financeiro para as obras de construção da nova ala do Hospital São Lucas e a promotora da Vara da Infância e Juventude, Fernanda Pawelec, a construção de uma nova creche.

O empresário se comprometeu em avaliar as solicitações e ressaltou que é parceiro do município. “Nós temos de estar integrados com a vida comunidade. Nossa função não é só produzir alimentos, é promover o desenvolvimento local e participar da cidade”.

Ainda durante a reunião, o prefeito discutiu com o desembargador e o diretor do Hospital São Lucas, Diógenes Couto, a destinação de recursos provenientes de multas e processos trabalhistas, para a compra de equipamentos para o hospital. Serão investidos aproximadamente R$ 1.5 milhão na compra de um tomógrafo, aparelho de ultrassom e raio x digital e outros aparelhos.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114