Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 07 de abril de 2015, 07h31

Prefeitura de Santo Antônio do Leverger participa de treinamento no TCE-MT


Com o apoio técnico do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o município de Santo Antônio do Leverger elaborou como meta de seu Plano Estratégico (PE) a recuperação de 1.564 km das estradas rurais em oito anos. A preocupação com a questão foi elencada durante a elaboração do PE, coordenado pelo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do TCE-MT, o qual o município aderiu em 2014.

Santo Antônio do Leverger possui cerca de 15.435 habitantes, sendo que sua maioria reside em zona rural 8.819 e 6.616 na zona urbana, sua extensão territorial é de aproximadamente 12.000 km. Tal realidade faz com que a população da área rural fique distante do centro urbano, onde estão a maioria dos serviços públicos e leva a um baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) que é de 0,656.

Para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida, foi identificada a necessidade de melhorar as estradas de acesso às comunidades e aumentar os serviços levados. De acordo com a servidora da Controladoria Interna de Santo Antônio do Leverger, Catarina Ribeiro, "a primeira dificuldade com a qual nos deparamos para iniciar a elaboração do Plano Estratégico foi a ausência de dados históricos sobre as ações realizadas pela gestão". Em relação à malha viárias rural, Catarina Ribeiro conta que "não havia sido mensurada ainda e foi com o apoio do Tribunal de Contas que fizemos um estudo identificando o total de 2.233 km de malha viária".

O município entregou seu Plano Estratégico ao presidente do TCE-MT, Waldir Teis, em 04/03 deste ano e participou de capacitação para utilizar o software de Gestão de Planejamento Estratégico (GPE) nesta segunda-feira (06/03). O assessor de Apoio às Unidades Gestoras, João Proença, responsável pela capacitação conta que além do treinamento presencial, o TCE-MT oferece um Manual do GPE que pode ser acessado no Portal do TCE-MT. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114