Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sexta, 10 de abril de 2015, 10h07

Reivindicações de alunos são levadas a autoridades em passeio cívico em Diamantino


O passeio cívico realizado durante a circulação do OABMT 80 anos em Diamantino já começou a gerar resultados para a comunidade escolar do Distrito de Deciolândia, comunidade rural a 140Km da cidade. Alunos do 5º a 7º anos visitaram os poderes constituídos coordenados pela vice-presidente da OABMT, Cláudia Aquino de Oliveira, o presidente da Subseção local, Gildo Capeleto, e acompanhados de advogados e advogadas da Seccional e região. "Expliquei a eles o que é a OAB e como trabalham os profissionais da advocacia. Ao final, ressaltei a importância de sonharem e acreditarem em si mesmos. Eles devem ter esperança de construir uma carreira, estimulei-os a estudar, ouvir seus pais e professores e lutar pelo seu sonho", destacou Cláudia Aquino.

Inicialmente os estudantes conheceram a Prefeitura e foram recebidos pelo prefeito Juviano Lincoln do qual cobraram a instalação do aparelho de ar condicionado que está há quatro anos na unidade escolar sem uso. Eles também pediram a construção da quadra esportiva e tiveram como resposta que esta já foi licitada e as obras iniciarão assim que terminarem as chuvas tendo prazo de seis meses para finalizar. Quanto ao ar condicionado, o prefeito se comprometeu em buscar solução e explicou que havia problemas de cabeamento. Lincoln também noticiou aos alunos que a comunidade de Deciolândia terá asfalto em breve.

Na sequência, conhecerem o funcionamento da Câmara de Vereadores onde foram recepcionados pelo seu presidente, vereador Jozenil da Costa Lube, que explicou como tramitam os projetos de leis. O asfaltamento de Deciolândia foi aprovado recentemente pelo Legislativo Municipal. Jozenil Lube também mostrou que existem nove vereadores em Diamantino, sendo duas mulheres que receberam cadeiras cor de rosa no plenário como forma de destaque e homenagem.

No Ministério Público, duas promotoras receberam as crianças, sendo uma delas responsável pelas demandas da infância e juventude. Os estudantes aproveitaram para levar ao conhecimento do MPE a questão da instalação do ar condicionado, bem público que está há quatro anos na escola e corre o risco de depreciar com a falta de uso.

Os estudantes também visitaram a unidade da Justiça Federal e foram recebidos pelo diretor da Subseção Judiciária de Diamantino juiz federal Rafael de Souza Assis que explicou o que é a JFMT, quais as áreas de atuação e mostrou-lhes a sala de audiências.

A última etapa do passeio cívico foi no Fórum da comarca onde também está a Sala da OAB/Diamantino. Apesar do juiz diretor estar em Cuiabá, os alunos foram recebidos por sua assessora que também explicou todo o funcionamento da Justiça Estadual. Ao final, eles tiveram um lanche, oferecido pela Subseção e parceiros. "Essas crianças conheceram os poderes e onde devem buscar seus direitos. Essa visita cívica fará diferença na vida dessas crianças", finalizou Cláudia Aquino. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114