Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sexta, 17 de abril de 2015, 09h49

Pesquisa aponta números positivos em Paranaíta


A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), entregou ao prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto, o Levantamento Demográfico por Amostragem Domiciliar, realizado no município pela empresa Vetor Pesquisas. Além da estimativa populacional, o documento traz informações e estatísticas sobre as áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade, lazer e investimentos.

Este trabalho foi contratado pela CHTP em atendimento ao Programa de Reforço à Infraestrutura e aos Equipamentos Sociais, da Usina Hidrelétrica Teles Pires (UHE Teles Pires), para medir se houve incremento populacional gerado no município em virtude da construção da hidrelétrica. “Fizemos a pesquisa no mês de julho de 2014, quando a obra atingiu o maior número de trabalhadores no processo de construção e os indicadores nos mostraram que os impactos ocorridos na região foram os mínimos possíveis e, isso , é muito importante porque significa que o controle socioeconômico que fizemos em todo o empreendimento foi bem planejado e os impactos positivos, como geração de emprego, desenvolvimento e investimentos foram maiores que os negativos”, destaca o diretor de Meio Ambiente da CHTP, Marcos Duarte.

O diretor ressalta que o levantamento, também realizado em Alta Floresta, possui dados que podem servir de base para que os gestores desses municípios possam implantar políticas públicas focadas nesses indicadores.

A pesquisa quantitativa foi realizada com 1.511 pessoas domiciliadas no perímetro urbano de Paranaíta. O resultado aponta que a cidade possui 2.442 domicílios e uma população residente estimada em 7.912 moradores na área urbana, cerca de 40% a mais do que o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2010. Desse total, apenas 175 são migrantes, residentes na área urbana do município, que atuam em trabalhos relacionados à construção da UHE Teles Pires.

De acordo com o prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto, as informações serão usadas para solicitar a revisão do Censo 2010. “Com esses dados vou procurar as pessoas responsáveis pelo Censo e mostrar que realmente ocorreu um aumento na população e que o município poderia estar ganhando do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os 2% que tem direito ao invés dos 0,8% atuais. Essa pesquisa vai nos ajudar muito, vou buscar mais recursos para áreas que ainda precisam de investimentos a exemplo da segurança e lazer”, pontuou Rufatto. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114