Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 18 de maio de 2015, 18h06

Taques inaugura Delegacia da Mulher e recebe homenagem em Tangará da Serra


Ao chegar em Tangará da Serra nesta sexta-feira (15.05), em sua primeira viagem oficial ao município desde que assumiu a gestão, o governador Pedro Taques foi recebido pela banda da Apae que fez uma emocionante apresentação como forma de desejar as boas vindas ao chefe do Executivo à cidade, que estava em festa pela comemoração de 39 anos de emancipação política nesta semana. Um dos compromissos do governador em Tangará foi a inauguração da Delegacia da Mulher, a 6ª do estado. O local era um anseio antigo da população e atenderá de forma acolhedora e com profissionais especializados mulheres, crianças e adolescentes que foram vítimas de qualquer tipo de crime, em especial os abusos sexuais, ameaças e lesão corporal.

Em entrevista coletiva, o governador anunciou a construção de um centro socioeducativo em Tangará da Serra e a destinação de novas viaturas das Polícias Civil e Militar para o município. Taques declarou que a saúde do município é prioridade e que o secretário Marco Bertúlio estará na cidade no dia 21 de maio conversando com população e autoridades locais sobre o hospital regional e sob as formas que o estado tem de auxiliar o município com o hospital municipal. O governador lembrou que o estado está em dia com os repasses aos municípios, que receberam os R$ 47 milhões que foram deixados em dívida do governo passado.

No mês de março, Taques anunciou a reconstrução da MT-343 que liga o município de Cáceres a Tangará da Serra e é um ponto importante para a logística de Mato Grosso. Também foram realizadas neste ano obras emergenciais na MT-246 onde três trechos de asfalto cederam durante as fortes chuvas. A ação imediata garantiram a trafegabilidade de veículos e segurança aos usuários. Para esta rodovia existem dois contratos que garantirão a reconstrução de boa parte da via e beneficiará diretamente os moradores de Tangará da Serra. Serão melhorados os trechos entre o entroncamento da BR-163 (Trevo da Jangada) até Ponte do Rio Curipira e deste ponte até o município de Barra do Bugres.

A agenda oficial de Taques começou com a visita na escola estadual Pedro Alberto Tayano, que atende o ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos. No local, o governador pode apreciar as apresentações culturais de fanfarra e balé aéreo e, assim como vem fazendo em todas as cidades do interior nas quais tem visitado, conversou com diretor e professores sobre melhorias na unidade escolar. O colégio conta com uma boa estrutura, mas precisa de reparos e entre as reivindicações está a resolução de problemas elétricos para que os ares-condicionados já instalados possam funcionar adequadamente, pedido que foi prontamente atendido pelo governador que garantiu que em 20 dias este problema estará resolvido, notícia que foi muito comemorada pelos alunos.


O governador também foi agraciado com a comenda Ordem do Brasão do município de Tangará da Serra. Ele fez questão de entregar pessoalmente alguns diplomas de relevantes serviços prestados a sociedade nas mãos “das pessoas simples, que ajudaram a desenvolver Tangará da Serra e que sãos os grandes merecedores dessa honraria”. Agradecido com a homenagem, Taques lembrou que as pessoas realmente importantes não eram as autoridades que estavam em cima do palco e sim “os lavradores, construtores, comerciantes e tantos outros trabalhadores que fizeram e construíram a cidade e que também estão sendo homenageados com a comenda”.

Um encontro com os maçons fechou os compromissos do governador na noite de sexta-feira. Foram debatidos vários temas e Taques respondeu perguntas relacionadas a saúde, educação, segurança e logística. O governador destacou que é satisfatório contar com a parceria de instituições que defende princípios que também são defendidos na sua gestão. “A maçonaria, assim como o governo, defende a liberdade, no sentido de ter capacidade de decidir seu destino, a igualdade e a solidariedade, sempre em busca do bem comum”.

O prefeito Fabio Martins Junqueira disse que a visita foi festiva e que o motivo do governador ter sido homenageado com a comenda do brasão municipal foi devido ao trabalho em prol do estado que exerceu como procurador da republica e senador. “A presença do governador nos municípios demonstra que ele está aberto ao diálogo, para ouvir, conhecer os problemas de Mato Grosso como um todo. Confiamos muito no governador nossa expectativa é que será um grande governo na sua gestão”.

O compromisso de Taques continua neste sábado pela manhã em Tangará da Serra com a realização de uma audiência pública na Associação Comercial e Empresarial (ACITS). Acompanharam o governador nos compromissos de sexta-feira , os secretários de estado Mauro Zaque, da Segurança Pública, Permínio Pinto, da educação e Paulo Taques, da Casa Civil e os deputados estaduais Saturnino Masson e Wagner Ramos.

Delegacia da Mulher




A população de Tangará da Serra comemorou muito a conquista da Delegacia da mulher, que conta com oito salas mobiliadas e se localiza no centro da cidade, em um ponto de fácil acesso na Avenida Brasil. Também está sendo montada uma brinquedoteca para acolher as crianças vítimas de todo tipo de violência. A delegacia contará com uma equipe de seis investigadores e quatro escrivães coordenados pela delegada titular Liliane Diogo Soares.

A delegacia de defesa da mulher já funcionam em outros cinco municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças. A próxima cidade a ter uma unidade será Sinop. A delegada Liliane Soares destacou que muitas mulheres que não tem coragem de ir a uma delegacia comum para denunciar agora terão um local mais apropriado, acolhedor e qualificado, para realizar o boletim de ocorrência contra a violência sofrida.

Tangará da Serra registrou no último ano 394 ocorrências de casos envolvendo vítimas do sexo feminino. Em 2015, até o mês de abril, 154 casos envolvendo violência contra a mulher foram denunciados. Mensalmente são enviados a Justiça cerca de 50 inquéritos policiais de crimes cometidos contra mulheres, adolescentes e crianças do sexo feminino a maioria por ameaça e lesão corporal, na vítima adulta e abuso sexual contra crianças.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114