Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sexta, 22 de maio de 2015, 14h06

Plano para a Região Norte vai priorizar ações transversais e estaduais


Objetivo é desenvolver de forma sustentável a agricultura e a pecuária na região

O Plano de Desenvolvimento da Região Norte, que apresenta os desafios e as oportunidades para alavancar a agropecuária e o crescimento socioeconômico da região, foi apresentado à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.
O estudo foi feito pelos pesquisadores da Embrapa e traz um diagnóstico de todos os sete estados do Norte do país, além de recomendações de programas e ações para desenvolver de forma sustentável a agricultura e a pecuária na região.

De acordo com o diagnóstico, apresentado nessa quinta-feira (21), atualmente apenas nos estados do Pará e de Rondônia a agropecuária está mais desenvolvida, correspondendo a 33% e 31%, respectivamente, do PIB do agronegócio da região. Já no Amazonas, em Roraima, no Amapá e no Acre, a maioria da população vive nas grandes cidades, geralmente as capitais dos estados, contribuindo com uma pequena porcentagem do PIB do agronegócio. Grande parte do Tocantins, que também compõe a região, está inserida nas estratégias para o Matopiba.

Por isso, a ideia das propostas, programas e ações para a Região Norte serão transversais, levando em conta a região como um todo, e estaduais, tendo em vista as peculiaridades de cada um dos estados.

Entre as ações transversais estão a garantia e a segurança alimentar dos grandes centros urbanos, com a redução do preço da comida; o incentivo à fruticultura nativa e exótica para atender o mercado local, nacional e internacional e ainda abastecer as agroindústrias de suco e polpa; o fortalecimento de culturas comerciais específicas e intensivas no uso de mão-de-obra; a promoção da integração produtiva sustentável e competitiva da agropecuária; a ampliação da classe média rural - hoje, 95% dos produtores da região são pobres ou muito pobres - e também o incentivo às novas políticas públicas e privadas para a região.

Participaram da reunião representantes dos estados da Região Norte, entre secretários de agricultura e instituições ligadas ao agronegócio. Este foi o terceiro Plano de Desenvolvimento apresentado pela ministra Kátia Abreu, sendo os outros dois para o Nordeste e para a fronteira agrícola do Matopiba. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114