Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 26 de maio de 2015, 11h37

Conselho realiza 1ª Conferência do Idoso em Nossa Senhora do Livramento


O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi) realizou, no último dia 19 de maio, a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa em Nossa Senhora do Livramento. Os encontros municipais ocorrem antes da realização da 4ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e servem como preparação para os conselheiros que participarão da reunião estadual.

O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social de Nossa Senhora do Livramento, abordando o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”.

De acordo com a presidência do Cededipi, foram discutidas formas de garantir os direitos da pessoa idosa, trabalhando os seguintes eixos: Gestão (programas, projetos e ações) e financiamento. Neste último foi abordada a questão do Fundo do Idoso e do Orçamento Público e Participação. Política e Controle Social também constaram da pauta de reivindicações.

O presidente do Cededipi, Eduardo Adrião, participou da Conferência e ressaltou que estes encontros são um mecanismo de gestão da política social. “As conferências são fundamentais para orientar os gestores públicos, dirigentes e em especial as pessoas idosas, sobre as prioridades e estratégias mais adequadas para o enfrentamento das mais diversas questões e demandas da velhice e do envelhecimento”.

Como funciona

O poder público indica como seus representantes trabalhadores, técnicos e gestores que atuam nas políticas para as pessoas idosas. Os representantes do governo na Conferência Estadual são, além daqueles eleitos na etapa municipal, os delegados indicados pelas Secretarias e Órgãos estaduais, na proporção indicada no respectivo regimento. Na etapa nacional são aqueles que foram eleitos na etapa estadual, mais os delegados nacionais, indicados pelos ministérios. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114