Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 27 de julho de 2015, 23h22

Urbanização de avenida em Poconé está em ritmo acelerado


 
Operários trabalham na urbanização da avenida Aníbal de Toledo em Poconé

Via é a principal ligação entre a chegada da cidade e o Pantanal Mato-grossense

A urbanização da Avenida Aníbal de Toledo em Poconé, 100 km da Capital, está em ritmo acelerado. A via é a principal ligação entre a chegada da cidade (rodovia MT-060) e o Pantanal Mato-grossense. A obra faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur) criado e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

As obras foram iniciadas no dia 15 de junho, um dia após o governador Pedro Taques dar a ordem de serviço durante a realização da Cavalhada. O projeto consiste em fazer o escoamento superficial das águas da chuva, por meio de drenagem, com o lançamento final no córrego Tereza Botas, e a definição do sistema viário, por meio de asfaltamento.

Além da Aníbal de Toledo também serão revitalizadas as ruas 15 de Novembro e Desembargador Martins. As duas vias impactam diretamente na avenida no que diz respeito ao escoamento de águas pluviais.

No total serão drenados e asfaltados 2,4 quilômetros orçados em R$ 3,9 milhões. A avenida ficará com dez metros de largura e as ruas com sete metros cada, além de 2,50 m de calçada. Todos os pontos de lançamento de água da chuva terão dispositivos dissipadores de energia para evitar processos erosivos.

A obra começou com a troca da ponte de madeira existente na via e a previsão de término é maio de 2016.

Prodestur

O Prodestur é um programa de desenvolvimento estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística no Estado. Ele começou a ser formatado em 2010 e foi aprovado em 2012 por meio de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Seu principal foco é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo, tanto para o cidadão quanto para o município, pois é uma linha de financiamento diferenciada na área de operações sociais da instituição financeira, com juros mais baixos.

Metas

O atual governo definiu que irá priorizar os polos Pantanal, Chapada dos Guimarães incluindo Nobres e baixada Cuiabana, e região do Araguaia, a fim de que se crie um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento do turismo em Mato Grosso.

Conforme Seneri Paludo, titular da Sedec, essa obra é parte da estratégia de governo em fomentar o turismo no Pantanal. “Vamos trabalhar um tripé nessas regiões: Infraestrutura, qualificação de mão de obra e promoção e divulgação”, destaca.

Este ano a Sedec iniciou duas obras do Prodestur e reiniciou outras oito que estavam paralisadas. O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, conta que a urbanização da Aníbal de Toledo era um anseio antigo da população. “Essa obra melhorará consideravelmente o acesso ao Pantanal e consequentemente o desenvolvimento do turismo”, finaliza.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114