Cuiabá | MT 19/04/2024
Interior de MT
Sexta, 28 de agosto de 2015, 21h21

Primavera do Leste inicia revisão biométrica do eleitorado


Teve início nessa sexta-feira (28/08) a revisão do eleitorado com biometria no município de Primavera do Leste. O trabalho segue até o mês de fevereiro, sendo que o comparecimento do eleitor é obrigatório. Durante a solenidade que marcou o início da revisão, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, falou sobre a importância da biometria para garantir a segurança no processo de votação.

“No dia da eleição, será anulada qualquer possibilidade de fraude de votação ou até mesmo tentativa de votar em nome de outra pessoa. O sistema contribui para o aprimoramento da democracia no Brasil”, ressaltou.

A presidente agradeceu ao prefeito de Primavera do Leste, Érico Piana, pelo apoio que a Prefeitura tem dado à Justiça Eleitoral. Maria Helena conclamou a classe política do município a ajudar na divulgação da biometria, para que os eleitores não compareçam apenas nos últimos dias da revisão do eleitorado. Também participaram da solenidade o promotor eleitoral, Silvio Rodrigues Alessi Junior, e os vereadores, Valdecir Alventino e Leonardo Bortolin.

Em sua fala, o prefeito de Primavera do Leste frisou que a prefeitura está à disposição da Justiça Eleitoral para ajudar. “É uma honra para Primavera do Leste receber a biometria. Acredito que ela veio para avançar na modernização do sistema eleitoral e na segurança do processo de votação”, enfatizou Érico Piana.

O município de Primavera do Leste conta com 41.587 pessoas aptas a votar e já vinha sendo submetido à coleta de dados biométricos dos eleitores, de forma ordinária (não obrigatória), desde 2 de fevereiro deste ano. Neste período foram feitos 5.731 atendimentos, incluindo eleitores que vieram de outros municípios e aqueles que confeccionaram o primeiro título.

 

Revisão Biométrica

A revisão do eleitorado com biometria está sendo feita na sede do Cartório, localizado Rua Santo Amaro, 620 – Centro. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h. Cada atendimento dura em torno de 20 minutos a 30 minutos.

O eleitor que não comparecer ao Cartório Eleitoral durante o período de revisão terá o título cancelado. Além de não poder votar nas Eleições, o eleitor fica impossibilitado de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, obter certos tipos de empréstimos, inscrição em programas sociais do governo, dentre outros impedimentos.

O atendimento está sendo realizado por meio de agendamento. Para solicitar o agendamento, o eleitor deve ligar para o número 0800.647.8191, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18h. A ligação é gratuita. O agendamento também pode ser feito pelo site www.tre-mt.jus.br/. O internauta deve clicar na aba Eleitor, Biometria, Agendamento Biométrico.

No dia do atendimento o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral, portando um documento que preferencialmente tenha foto, além de um comprovante de endereço. O comprovante de endereço precisa ser datado de no mínimo três meses antes da data do atendimento. Homens com idade entre 18 e 45 anos, devem trazer o comprovante de quitação do serviço militar.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114