Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 01 de setembro de 2015, 15h41

Secid vai investir R$ 120 mil na construção de poços artesianos em Ribeirãozinho


O prefeito Marcos Moreira, à esquerda, observa a assinatura do convênio pelo secretário Eduardo Chiletto.


Com pouco mais de 2,4 mil moradores, Ribeirãozinho sofre atualmente com o abastecimento de água. Com o período de estiagem, a situação é ainda mais crítica, conforme relata o prefeito Marcos Moreira. Para auxiliar o município e ampliar a distribuição de água potável à população, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) deu início ao convênio que irá destinar R$ 120 mil para a perfuração de dois novos poços artesianos na cidade.

De acordo com o prefeito Marcos Moreira, os problemas são enfrentados há anos. Além das residências, o gestor informou que todos os anos, mais de 600 alunos ficam prejudicados devido à falta água nas torneiras das escolas. “É unânime que os moradores de Ribeirãzinho desejam ter mais água em suas casas. Neste período de seca sofremos muito com a baixa do nível da mina. Com estes novos poços artesianos vamos aumentar a oferta de água aos moradores”, informou.

A definição sobre o convênio foi firmada durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (31.08). Ainda durante o encontro, foi definido que ficará sob responsabilidade da gestão municipal a compra dos reservatórios. “Sem ajuda do Estado, o município não conseguiria tocar essa obra”, reforçou Moreira.

Para o secretário Eduardo Chiletto, a disponibilização de água para os moradores é uma das prioridades da Secid para com os municípios de Mato Grosso. Exemplo disso é o programa “Água para Todos”, que está trabalhado no Estado, juntamente com outros órgãos. O projeto prevê a instalação de poços artesianos nas áreas rurais e assentamentos, que são regiões que também sofrem com a falta de água.

Conforme cronograma do programa, os municípios ainda contam com prazo para encaminhar informações sobre a situação atual do abastecimento de água de cada uma das localidades. Os dados vão subsidiar o Estado no encaminhamento do projeto.

Além da Secid, também são parceiras do projeto as Secretarias Estaduais de Agricultura Familiar (Seaf), Meio Ambiente (Sema), Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM), Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Controladoria Geral da União (CGU) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114