Cuiabá | MT 19/04/2024
Interior de MT
Sexta, 09 de outubro de 2015, 15h58

Experiências educacionais de Lucas do Rio Verde são apresentadas no 3º Fórum Municípios


Instrumentos de acompanhamento e monitoramento da educação de Lucas do Rio Verde foram apresentados pela secretária municipal de Educação

A secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, representou Lucas do Rio Verde no 3º Fórum Municípios e Soluções, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), promovido nos dias 07 e 08 de outubro, em Cuiabá.

A secretária foi convidada pelo TCE a apresentar as experiências que o município obteve com os instrumentos de acompanhamento e monitoramento da educação, como o sistema próprio de avaliação educacional, com a apresentação "Monitoramento e avaliação: instrumentos para melhoria da qualidade educativa", no painel Planejamento e Gestão Educacional.

“O TCE realizou uma auditoria no primeiro semestre em 21 municípios, foram visitadas 25 escolas municipais e 25 estaduais, e nós fomos convidados para apresentar nosso case de sucesso em relação a instrumentos de acompanhamento e monitoramento da educação”, pontuou Elaine.

Entre as ferramentas que o município utiliza para promover a qualidade educacional estão as formações continuadas com os profissionais, a avaliação educacional municipal que é aplicada desde 2003, e o Plano Municipal de Educação, que está em vigor desde 2008.

“Estas são algumas das iniciativas que contribuem para que Lucas do Rio Verde se destaque e obtenha bons resultados nas avaliações federais. Nós temos uma política de educação que dá continuidade nos projetos, ela foi construída com todos os professores, com o objetivo de oferecer a melhor educação possível”.

No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, Lucas do Rio Verde alcançou nos anos iniciais a meta projetada nacionalmente para 2021, obtendo a nota 6.5 e ficando em segundo lugar no estado das escolas municipais. Nos anos finais, o município conquistou a nota 5.2 se posicionando na terceira colocação, juntamente com os municípios de Nova Marilândia, Jaciara e Guarantã do Norte. A média nacional das escolas municipais nos anos iniciais ficou 4.9 e nos anos finais 3.8.

“O sucesso deste momento em Lucas do Rio Verde se deve à vontade de melhoria no ensino por parte de todos os profissionais envolvidos com a educação no município. O que nos encoraja todos os dias a buscar novas formas, é acreditar que podemos sempre mais”, finalizou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114