Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quarta, 25 de novembro de 2015, 19h04

Juvam confirma parceria com Ribeirinho Cidadão


As crianças pantaneiras atendidas pelo Ribeirinho Cidadão já podem comemorar, pois está confirmada a participação do Juizado Volante Ambiental (Juvam) na IX edição do projeto. Em reunião realizada nesta terça-feira (24 de novembro), na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), os coordenadores do Ribeirinho se reuniram com representantes do Juizado para alinhar como será a participação no próximo ano.

Segundo o conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino, o sucesso das ações propostas na edição passada motivou a continuidade no projeto. “O trabalho de conscientização ambiental desenvolvido com as crianças ribeirinhas através do jogo Rebojando teve um resultado muito significativo. E por isso iremos repetir a ação, levando mais jogos para serem distribuídos nas comunidades e também cartilhas/gibi desenvolvidas para levar noções de educação ambiental e conservação do meio ambiente”, conta.

Repetindo a doação feita anteriormente, o Juvam também vai contribuir com o valor arrecadado nas transações penais do juizado para adquirir armações e pares de lente de óculos de grau. Um dos beneficiados pelos óculos doados pelo Juvam na última edição foi ‘seo’ Valdivino Mendes de Souza, de 54 anos. O lavrador percorreu um trajeto de uma hora de estrada de terra, do distrito de Águas Claras até a Agrovila das Palmeiras (ambas distrito de Santo Antônio do Leverger), para consultar o oculista do Projeto e pegar os óculos. Ele contou que há oito anos dividia um óculos com a esposa, embora o grau não atendesse mais às suas necessidades.

Além das brincadeiras com as crianças, o Juvam ainda distribuiu quatro mil mudas de plantas, entre nativas e frutíferas e atuou recolhendo lixo coletado no Pantanal. E esta ação também irá ser repetida.

Conforme um dos coordenadores do Ribeirinho Cidadão, o juiz José Antonio Bezerra Filho, “só se realiza uma ação dessa magnitude se todos tiverem a mesma missão, que é o comprometimento com o ser humano, e o projeto Ribeirinho representa esse compromisso, com a presença dos órgãos públicos, dos parceiros, do ser humano levando cidadania e inclusão social a todos os necessitados”, garante.

O TJMT, juntamente com a Defensoria Pública do Estado, são idealizadores desse projeto social, que leva cidadania a comunidades ribeirinhas longínquas. A data do Ribeirinho Cidadão também já foi definida. O projeto será realizado entre os dias 12 a 29 de fevereiro, sendo de 12 a 21 de fevereiro abrangerá a parte fluvial e de 23 a 29 será realizado o trajeto percorrido por terra.

Também estiveram na reunião de trabalho o defensor público Air Praeiro, que também coordena a iniciativa, e o defensor público Munir Arfox.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114