Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sábado, 28 de novembro de 2015, 13h04

Municípios participam de conferências sobre assistência técnica e extensão rural


As etapas territoriais e intermunicipais da 2ª Conferência Nacional de Ater já ocorreram em cinco regiões de Mato Grosso. Os municípios do entorno de Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Colíder e Confresa participaram do evento, que tem como objetivo diagnosticar a situação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural no estado, levantando dados para as conferências estadual e nacional, visando fortalecer a agricultura familiar e a reforma agrária em todo o estado.

A Associação Mato-grossense dos Municípios está acompanhando as discussões e mobilizando as prefeituras e sociedade para as discussões, a convite do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.

As conferências territoriais e intermunicipais são organizadas pela superintendência regional do MDA e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Regional da AMM, José Antônio Pinheiro, é importante que agricultores, técnicos extensionistas e gestores da Agricultura estejam inseridos nas discussões. “A participação é a garantia da inclusão das demandas da sociedade na construção de políticas públicas, que fortaleçam a assistência técnica rural e garantam o fortalecimento da agricultura como matriz econômica, o aumento da produção, a qualidade dos produtos para o mercado e, acima de tudo, a valorização do homem do campo”, explicou.

As discussões serão norteadas pela temática “Agroecologia e alimentos saudáveis”, dialogando com os três níveis de esferas de governo em três eixos: Sistema Nacional de Ater – fortalecimento institucional, estruturação, gestão, financiamento e participação social; Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; e Formação e Construção de Conhecimento na Ater. Também serão trabalhados eixos transversais sobre metodologias específicas para mulheres, jovens e comunidades tradicionais ou não.

Os próximos municípios a sediarem as reuniões são: Nortelândia (02), Juína (04) e Nossa Senhora do Livramento (08). As estratégias e ações prioritárias definidas nesses encontros serão debatidas na etapa estadual, que deve acontecer até o dia 05 de abril de 2016, e na 2ª Conferência Nacional de Ater, prevista para ocorrer até junho do mesmo ano. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114