Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Domingo, 31 de janeiro de 2016, 12h35

Ribeirinho Cidadão vai atender 46 comunidades


O Projeto Ribeirinho Cidadão, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Defensoria Pública do Estado, irá atender este ano 46 comunidades ribeirinhas, entre os dias 12 e 29 de fevereiro. Neste período, uma equipe formada por 70 profissionais irá levar atendimento nas áreas jurídica e de saúde, além de serviços sociais para a população que reside às margens do Rio Cuiabá, entre os municípios de Santo Antonio de Leverger e Poconé.

No dia 12 de fevereiro, às 8 horas, será realizada a solenidade de abertura do projeto, em Santo Antonio de Leverger, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, e da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip.

O atendimento à população ribeirinha terá início às 10 horas, na Praia do Poço. Tudo será ofertado gratuitamente. Os moradores poderão ter acesso a uma série de serviços. Será possível, por exemplo, casar, se divorciar, solicitar pensão alimentícia, tirar documentos pessoais, dar entrada a pedido de aposentadoria, fazer consulta médica, exames com oftalmologista, tratamento dentário, entre outros atendimentos que serão feitos.

O projeto é dividido em duas partes. A fluvial, que acontece entre os dias 12 e 22 de fevereiro, e a terrestre, entre os dias 23 e 29. A parte fluvial contará com quatro embarcações, sendo duas chalanas, o navio hospital da Marinha do Brasil e uma chalana de Colônia de Pesca Z5.

Cada um dos barcos tem um papel fundamental dentro do projeto. As chalanas, além de servirem de hospedagem para a equipe de voluntários que trabalham no projeto, também são utilizadas como ponto de atendimento nos locais onde elas atracam ao longo do rio. O navio da Marinha realizará um trabalho importantíssimo, pois nele será ofertado os serviços de saúde. Já a chalana da colônia de pescadores dará todo o aporte necessário na educação ambiental. Ela leva mudas de plantas nativas que durante o projeto são trocadas por lixo coletado pelos ribeirinhos.

Na parte fluvial serão visitadas 26 comunidades, entre elas Barraco Alto, Barra do Aricá, Estirão Cumprido, Porto Brandão, Cuiabá Mirim, Conchas e São Pedro de Joselândia. O projeto chegará até a região do Pirigara e Porto Certa, levando cidadania e inclusão social.

A parte terrestre começa no dia 23 de fevereiro com o primeiro atendimento na comunidade de Córrego D’Ouro. Ao todo, são 20 comunidades, entre elas Fátima de São Lourenço, reserva indígena Gomes Carneiro, Baia São João, Mimoso e Agrovila das Palmeiras, encerrando o percurso no dia 29 de fevereiro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114