Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 01 de fevereiro de 2016, 19h12

Projeto aposta em ações culturais para falar sobre saúde sexual


Os servidores do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Lucas Do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá) promoveram o projeto “Tarde Cultural”, com o intuito de oferecer aos adolescentes em conflito com a lei, residentes na unidade, uma vivência socioeducativa baseada em práticas educativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva destes cidadãos.

“O projeto desenvolvido e executado pela Equipe Multiprofissional e Gerência do Case Lucas do Rio Verde visa atender ao que preconiza o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), em seus eixos de Cultura e Saúde, abordando temas como planejamento familiar, orientação sexual, gravidez, paternidade, maternidade responsável, contracepção, doenças sexualmente transmissíveis [DST/Aids] e orientação quanto aos direitos sexuais e reprodutivos”, explicou o gerente da unidade, Flávio Sandro de Oliveira.

Participaram do evento todos os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação provisória e internação na unidade. A programação foi aberta com uma palestra da enfermeira do Case, que trabalhou o tema “Educação Em Saúde”. Depois, os presentes discutiram o tema “Adolescência”, que desdobrou o debate em subtemas como Puberdade, Mudanças Físicas, Higiene Pessoal, Uso De Preservativos e Projeto de Vida.

Em seguida, foi realizada uma série de dinâmicas em grupo. A primeira teve caráter interativo-reflexivo. Segundo a equipe que elaborou o projeto, a conclusão a que se chegou é que para construir seus sonhos, ninguém precisa destruir os sonhos dos outros. “Falamos ainda sobre conduta social, respeito à família e articulação da equipe técnica/gerente”, contou um dos integrantes da equipe técnica. A espiritualidade foi abordada pela assistente social Lídia e no encerramento o agente socioeducador Gomes contou sua história de vida.

Case Lucas do Rio Verde

A unidade de Lucas do Rio Verde entrou em funcionamento em julho de 2015, passou por adequações na estrutura física para melhorar o atendimento e atualmente conta com uma população de 17 adolescentes internos. A unidade do Governo do Estado tem capacidade para atender 32.

A superintendente do Sistema Socioeducativo, Anna Marcia Cunha, afirmou que estrutura física adequada contribui no atendimento ao adolescente e possibilita o efetivo atendimento socioeducativo. “O grande objetivo do socioeducativo é oportunizar uma nova experiência de vida, de maneira a levá-los a refletir que existe um caminho diferente a ser seguido, e esse é o nosso maior desafio e meta no Centro de Atendimento de Lucas”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114