Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Domingo, 17 de abril de 2016, 10h37

População prestigia abertura da competição em Nova Xavantina


Os moradores de Nova Xavantina (a 604 km de Cuiabá) compareceram em peso para prestigiar a abertura da primeira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. A festa ocorreu na noite desta sexta-feira (15), no Ginásio de Esportes José Frederico, o ‘Fredericão’, e contou com muita música, dança e apresentações de esportes radicais. Os jogos começam neste sábado (16) e prosseguem até a próxima quinta-feira (20).

Lafaete de Lima

A cerimônia de abertura contou com uma partida de futebol de 5 (para deficientes visuais). O jogo faz parte do projeto Esportes Sem Limites, desenvolvido pela Superintendência de Políticas Esportivas Especiais, da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT). O objetivo é criar uma cultura de prática esportiva para pessoas com deficiência em Mato Grosso.

“É um projeto inovador que pretendemos implantar no estado. Pois as pessoas com deficiência não querem caridade. Elas querem oportunidades de lazer, de praticar um bom esporte”, destacou o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Pedro Luiz Sinohara.

Sinohara aproveitou para desejar uma excelente competição e mandou um recado para os técnicos e estudante-atletas. “Atletas aproveitam ao máximo esse evento. Façam novas amizades, principalmente com colegas de outras delegações. Técnicos, façam o melhor de vocês, mas respeitem os limites de seus atletas, pois acima de tudo somos educadores e temos que dar o exemplo”, orientou o gestor.

O prefeito de Nova Xavantina, João Batista, ressaltou a pareceria com o Governo do Estado para trazer os jogos a cidade. “É com imenso prazer que recebemos essa competição. Tenho certeza que serão cinco dias de muita felicidade em Nova Xavantina”.

Da arquibancada, o técnico em refrigeração, Roni Rosseto, assistia a abertura dos jogos com a sua família. Ele fez questão de trazer os dois filhos, a esposa e a neta. “Esse evento é muito importante para cidade, pois atrai pessoas de fora para conhecer as atrações turísticas de Nova Xavantina”, frisou Rosseto.

Já a garotada que vai participar da competição também estava eufórica durante solenidade de abertura dos jogos. As meninas do Vôlei de Nova Xavantina, por exemplo, disseram que a expectativa é grande para começar a competição. “Treinamos bastante para chegarmos até aqui e vamos dar os nosso melhor”, destacou a jogadora Isabella Fragas, de 13 anos.

 

Apresentações culturais

O que chamou a atenção do público foram as apresentações de música e esportes radicais. Na música, o roqueiro Billy Espíndola tocava a sua guitarra de cocho, enquanto os atletas da Associação Cuiabana de Skate faziam manobras arriscadas, que arrancavam gritos e palmas da plateia.

A noite também contou com apresentação de dança indígena da etnia Xavante. Eles dançaram em comemoração ao aniversário de Nova Xavantina, celebrado em 14 de abril. A noite ainda contou com roda de capoeira e apresentação de dança do Lar dos Idosos.

Olhar Pedagógico

O coordenador administrativo dos jogos, professor Edmar Joaquim dos Santos, destacou que a competição vai além do que ganhar ou perder. Santos explicou que existe uma ação pedagógica do evento que passa despercebida, de maneira invisível para muitos.

“É claro que as escolas vem para competir e vencer, mas existe uma ação de cidadania nesses jogos que é a oportunidade dos estudantes de vivenciar outras culturas, de aprenderem a conviver e a respeitar o próximo. São valores humanos que os jogos propiciam. São vivências que não acontecem dentro da sala de aula”, detalhou.

Santos também ressaltou que a Seduc acompanha de perto a qualidade das refeições que são servidas aos alunos e também a questão da disciplina nos dormitórios. “Os chefes de delegações têm que acompanhar de perto o que os alunos estão fazendo nas escolas que servem de dormitórios. Qualquer problema de falta de zelo com o bem público será de responsabilidade dos chefes de delegações”, enfatizou.

Jogos em Nova Xavantina

Nova Xavantina sedia a primeira das 10 regionais dos Jogos Escolares da Juventude. Ao todo, 89 equipes que representam as 31 escolas da região Leste participam desta etapa regional. As modalidades disputadas são de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol (Masculino e Feminino). Os times estão divididos nas categorias A (de 15 a 17 anos) e categoria B (de 12 a 14 anos). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114