Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Segunda, 18 de abril de 2016, 19h54

Moradores destacam a geração de empregos como legado da ZPE


Os moradores de Cáceres estão animados com o investimento de R$ 16 milhões anunciado pelo Governo do Estado para a construção da estrutura física pública da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do município. A autorização para a licitação foi assinada feita nesta segunda-feira (18.04) pelo governador Pedro Taques.

.

O agravamento da crise econômica nacional também traz reflexo ao município. Algumas pessoas já começam a deixar a cidade. É o caso de Robert Melo, de 24 anos, casado e com uma filha de dois anos, que decidiu tentar a vida em Tangará da Serra.

"Eu espero que melhore muito, tanto em infraestrutura, quanto no mercado de trabalho. Cáceres vive um momento difícil na questão do emprego, por mais que seja uma das maiores cidades do estado, mas é muito carente de emprego e infraestrutura. Isso tem que mudar, do jeito que está não dá para continuar", afirmou.

O jovem também cita a questão da qualificação profissional, importante para a reinserção no mercado de trabalho. Robert está há um mês buscando emprego e a acredita que se a ZPE estivesse funcionando, talvez a história já seria outra.

O comerciante Ricardo Graciano de Paiva também está animado com o fato da ZPE sair do papel de fato. Ele destaca que a cidade é acolhedora e pode voltar a ter protagonismo na economia estadual. "Já tem 12 anos que moro em Cáceres e desde que cheguei ouço que vai ter, hora que não vai ter. Mas, o governador Pedro Taques lembrou da região Oeste. Com a ZPE aqui e as indústrias, nós teremos mais empregos e nossa cidade já comporta isso, podemos ser economicamente tão forte quanto Lucas do Rio Verde, eu acredito nisso", comentou.

Já o taxista Raimundo Francisco da Silva, que mora em Cáceres há 35 anos, disse que ouve falar da ZPE há mais de 25 anos. Afirma que tem esperança de que as indústrias cheguem à cidade e aposta que a economia local viverá uma transformação. "Agora eu acredito que vai dar certo. Nossa esperança é de que haja uma mudança, não penso em mim. Mas, pelos meus filhos e meus netos e as próximas gerações", comentou o taxista.

A vendedora Elisaneia Trindade, de 38 anos, também externa a dificuldade atual para encontrar emprego na cidade. Destaca que, em alguns casos as vagas aparecem nos cadastros nacionais, mas a falta de gente qualificada acaba impedindo o preenchimento. "Eu acredito que a implantação da ZPE será muito boa porque vai gerar emprego. Em relação à cidade também pode ser que tenha mais crescimento e desenvolvimento. Hoje é muito difícil encontrar emprego em Cáceres", afirmou.

Com 17 anos de idade e estudante da Escola Estadual União e Força, Evandro Rosa comenta que espera um futuro melhor com a efetivação da ZPE. "Eu mesmo já tentei buscar o meu primeiro emprego, mas é muito difícil. Por isso, é importante a ZPE para Cáceres", reforçou.

Não são apenas os jovens que estão animados com a implantação da ZPE. A cacerense Maria Judith de Oliveira, de 65 anos, afirma que é a realização de um sonho. "É uma melhoria para a cidade, vai abrir muitos campos de trabalho. Hoje tem muita gente desempregada, a falta de emprego acaba abrindo brecha para a criminalidade. Por isso é importante a implantação", destacou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114