Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 19 de abril de 2016, 19h24

Pátio classifica como positivas visitas às unidades prisionais de Rondonópolis


O deputado estadual José Carlos do Pátio (SD) classificou como positiva as visitas a Penitenciária da Mata Grande, Anexo Penitenciário, presídio feminino e ao Centro Socioeducativo de Rondonópolis, na última segunda-feira (18). Além dele, também participaram o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Dorilêo e a juíza da Vara de Execuções Penais e da Violência Doméstica, Tatyana Lopes de Araujo Borges.

O deputado destacou o esforço concentrado dos servidores. Segundo ele, esse empenho nos serviços resulta em atendimento mais digno aos detentos. “Está acontecendo um tratamento humanizado, respeitoso, onde os servidores tentam recuperar essas pessoas. Em contrapartida precisamos garantir apoio a esses trabalhadores. Por isso, saio daqui, como membro do Conselho de Segurança Pública, com o objetivo de lutar para aumentar o orçamento da Sejudh, nos próximos anos”, explicou.

Sobre isso, o parlamentar afirmou que não basta apenas o poder público combater a consequência da violência. Segundo ele, é preciso o Estado priorizar ações que têm o objetivo de combater a causa da criminalidade.

“O Governo tem que fechar a fronteira do Estado e não deixar o tráfico de drogas chegar ao Estado. Isso é combater a causa. O poder público tem que investir na ressocialização do detento para que ele, assim que ganhar a liberdade, não retorne ao mundo do crime”, destacou.

Já a magistrada, destacou a importância da visita do parlamentar e do secretário. Segundo ela, é importante para a ressocialização dos presos. “Essas visitas acabam fazendo com que esses detentos acreditem que é possível voltar novamente à sociedade”, disse a juíza Tatyana.

MENORES INFRATORES

Além das visitas às unidades prisionais, o parlamentar também conheceu o terreno onde será construído o Núcleo de Apoio Integrado ao Menor Infrator (NAI). De acordo com o deputado, a construção do centro socioeducativo é uma grande vitória do município. Já que os menores terão um atendimento com mais dignidade, aumentando as chances deles serem recuperados. “O dinheiro para iniciar as obras já está locado. Só estamos aguardando o processo de licitação”, explicou.

Já o secretário Márcio Dorilêo, disse que o processo de licitação está em andamento, porque já houve liberação do licenciamento ambiental da área. “Temos a certeza que nos próximos dias vamos ter notícias boas para os moradores de Rondonópolis”, destacou.

PRESÍDIO FEMININO

Após a visita ao presídio feminino, o parlamentar chamou a atenção do poder público para as presas. Em conversa com algumas delas, o deputado percebeu um grande problema social que elas enfrentam quando são detidas. Já que sofrem um grande preconceito da família e acabam abandonadas, na unidade penitenciária, diante do preconceito.

“Acabei me emocionando na cadeia feminina. Entre as 100 presas, apenas 10% delas recebem visitas. Uma delas falou que está há três anos sem ver o filho. Também é possível perceber que o grau de escolaridade delas é muito baixo e que elas acabaram se envolvendo na criminalidade pelo ‘companheiro’. Como uma forma de ajudar, quero trabalhar em liberar emendas parlamentares direcionadas ao presídio feminino, para ajudar em trabalhos educativos”, explicou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114