Cuiabá | MT 25/04/2024
Interior de MT
Quarta, 20 de abril de 2016, 16h42

Setas leva documentação para 2.500 moradores em Rondonópolis


Dois mil e quinhentos moradores de Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá) tiveram acesso a documentos básicos que garantem os direitos de cidadania. Os benefícios foram garantidos pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social durante o “Ações Integradas de Cidadania” no último fim de semana.

Os trabalhos em favor dos munícipes foram realizados na sexta-feira (16.04) e sábado (17.04), na Escola Municipal Bonifácio Sachetti e bairro Parque Universitário, respectivamente. Ao todo, foram 4.556 atendimentos realizados pelas equipes da secretaria-adjunta de Cidadania da Setas.

Entre os serviços prestados estavam declaração de hipossuficiência (atestado de pobreza), segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito, além da plastificação, xerox e fotografia. No primeiro dia do Ações Integradas, foram 2.042 atendimentos, enquanto no segundo, 2.514.

De acordo com o superintendente de Cidadania, Juliano Rabelo, o alto índice de números demonstra a necessidade de que o Governo do Estado se aproxime do cidadão para garantir o fornecimento de direitos de cidadania, como por exemplo, a documentação básica.

“Em lugares tão próximos a nós como Rondonópolis, que é uma das maiores cidades do Estado, moradores ainda não possuem sequer a certidão de nascimento. E por isso, a Setas está focando uma frente de atuação interna para acompanhar esses cidadãos e garantir o direito deles”, considerou.

Além da Setas, também atenderam os cidadãos em Rondonópolis a Assembleia Legislativa, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Justiça e Direitos Humanos (sejudh), além da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os órgãos parceiros disponibilizaram serviços de emissão de identidade, atendimento no Procon, carteira de pescador amador, CPF, corte de cabelo, entre outros.

Ações Integradas

O programa é a frente de atuação da Setas que busca levar acesso aos direitos básicos de cidadania aos moradores mato-grossenses em situação de vulnerabilidade social. Somente em 2015 foram cerca de trinta mil pessoas beneficiadas com a ação.

São o público alvo do programa pessoas de todas as faixas etárias, que vivem em situação de pobreza e onde se verifica incidência de analfabetismo, desconhecimento da garantia dos direitos e deveres como cidadão.

Entre os principais parceiros do programa Ações Integradas estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretarias Municipais de Saúde e Instituto Lions da Visão. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114