Cuiabá | MT 25/04/2024
Interior de MT
Sexta, 20 de maio de 2016, 18h21

Cefapro de Tangará da Serra desenvolve ação em prol da pessoa com deficiência


O Centro de Formação e Atualização Profissional (Cefapro) de Tangará da Serra realiza a terceira edição do Mutirão Humanizar na cidade, com o objetivo de oferecer informações para as Pessoas com Deficiências (PCD) e seus familiares e apresentar os trabalhos desenvolvidos nas salas multifuncionais disponibilizadas nas escolas da rede estadual. O evento ocorre neste sábado (21.05), das 08h às 17h, no Ceja Antônio Casagrande, sendo aberto a toda comunidade.

Antecedendo a programação, nesta sexta-feira (20.05), às 19h, haverá uma palestra sobre “Como reconhecer os sinais de que o aluno apresenta dificuldades visuais”, no auditório do Cefapro. Será ministrado pelas profissionais ortópticas do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), órgão ligado à Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Milena Vernareccia do Amaral Trita e Maria Cristina Hessel Craveiro.

Os serviços oferecidos pelo Mutirão Humanizar envolvem a área de saúde, educação e do direito que serão disponibilizados por profissionais da Universidade de Cuiabá (Unic) de Tangará da Serra, com representantes de todos os cursos, entre eles, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Direito e Pedagogia.

Também será disponibilizado pela equipe do Casies, atendimento para os alunos com baixa visão e orientação aos professores das salas multifuncionais e do ensino regular sobre os encaminhamentos necessários para que a Pessoa Com Deficiência seja melhor atendida com objetivo de melhorar o aprendizado. Já a Secretaria de Assistência Social do município vai orientar sobre os projetos que são desenvolvidos em prol da comunidade tangaraense, entre eles, de moradia.

“Compreendemos que o conhecimento transforma, sendo assim, buscamos instituições que nos auxiliam a chegar mais perto daqueles que mais precisam. O foco é oportunizar mecanismos de prevenção à saúde, educação, ao trabalho e à moradia, assim como os direitos que envolvem cada área para que possam reivindica-los”, explicou a coordenadora do projeto, professora Idalina Meurer, formadora de Educação Especial do Cefapro de Tangará da Serra.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade também é parceira da iniciativa.

No Ceja Antônio Casagrande são atendidas cerca de 30 estudantes com deficiências, entre elas, intelectual, física, auditiva e visual

Humanizar

O Mutirão nasceu da ação denominada “Projeto Humanizar - por uma sociedade sem barreiras”, criada há 13 anos, pela professora Idalina com o objetivo de sensibilizar a comunidade para ações que facilitem a vida da pessoa com deficiência e o seu ingresso na educação e no mercado de trabalho.

“Tudo começou depois de ler um texto de um livro de 7ª série que tinha o título ‘A Barbie em cadeira de rodas’. Na verdade percebi que a deficiência não é um assunto bem trabalhado na educação regular. A ausência desses conteúdos se perpetua, eu também não os recebi na minha adolescência e sei o quanto é importante implementar essas informações no cotidiano das pessoas”, lembrou Idalina.

De acordo com ela, o respeito à pessoa com deficiência precisa ser praticado, para que coisas que parecem pequenas não aconteçam, como o uso das vagas destinadas a PCD por pessoas que não necessitam. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114