Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sábado, 28 de maio de 2016, 10h07

Diamantino recebe Expoimat até a próxima terça


A Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso (Expoimat) está em Diamantino (a 185 km de Cuiabá), na Casa dos Viajantes. A exposição segue até terça (31), com entrada franca, para proporcionar o contato com as riquezas da história e cultura de Mato Grosso.

Estão presentes importantes temas do patrimônio de afro-mato-grossense, indígena e pantaneiro, que aprofundam e informam a respeito dos bens culturais presentes na exposição, sendo eles: dos saberes e rituais de etnias indígenas Bakairi, Xavante e Nambikuara, das práticas de comunidades ribeirinhas pantaneiras como o modo de fazer a canoa e a suas moradias usando os recursos naturais, do Cururu, Siriri, guaraná ralado, entre outros costumes.

A Expoimat é um projeto de extensão de Ação Afirmativa (AF) da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-Codex). O acervo, curadoria, apoio técnico e expográfico são do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT. A equipe executora é do Departamento de História/Etruria-Laboratório de Estudos da Memória, Patrimônio e Ensino de História, sob a coordenação da professora Thereza Martha Presotti.

Por sua vez, a montagem da exposição foi feita a partir do Inventário do patrimônio imaterial, como apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e teve sua primeira edição, em 2011, no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (MACP).

Desde então, tem circulado por diversos lugares dentro e fora do Estado: Rondonópolis (MT), Barra do Garças (MT) e Goiânia (GO), em 2012; Cáceres (MT), Vila Bela (MT), Corumbá (MS) e Brasília/DF (2013); Cuiabá, Museu do Morro da Caixa d’Água Velha, em 2014, Campo Grande (MS) e Brasília, pela segunda vez, em 2015.

Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114