Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sexta, 15 de julho de 2016, 15h14

Governo e Unemat realizam trabalho inédito nos Jogos Escolares


Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso são objeto de estudo científico. Professores e estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) elaboram o perfil dos atletas estudantis do estado, em um trabalho inédito no Brasil. A análise começou nesta sexta-feira (15.07), dia de abertura da etapa estadual das modalidades coletivas dos jogos, em Campo Verde (a 141 km de Cuiabá).

Os estudantes passam por avaliações físicas, de força, medição de estatura, peso, índice de gordura e de massa muscular. Também há um questionário onde os jovens respondem sobre seus treinamentos e o apoio que recebem da família para seguir na carreira.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Riller Reverdito, cerca de 900 estudantes serão avaliados até o fim dos jogos em Campo Verde. “Ao fim do projeto, nós vamos disponibilizar esses dados para os professores, treinadores, gestores públicos e também atletas”, destacou Riller.

Ele explicou que a pesquisa servirá para apontar indicadores de melhorias na prática esportiva dos atletas de Mato Grosso. “Esse é um trabalho inédito em todo Brasil”, ressaltou o professor da Unemat.

Para o estudante Leonardo Guerini, que faz parte da equipe do projeto, a elaboração desse perfil será muito importante para futuros trabalhos acadêmicos na área de Educação Física. “Os estudantes da área terão boas referências para embasar suas pesquisas”, comentou.

Já a estudante Dominique Estefanni disse que a pesquisa dará visibilidade aos atletas que participam dos Jogos Escolares da Juventude. “Além disso, esse de trabalho de campo é muito importante para o nosso aprendizado e currículo”.

A acadêmica Jessica Cristiane, por sua vez, ressaltou o ineditismo da pesquisa. “Até então, esses jovens atletas não tinham nenhum perfil. Acredito que essas informações serão importantíssimas no sentido de elaborar políticas públicas de incentivo e melhoramento do esporte em Mato Grosso”, enfatizou.

A pesquisa da Unemat também foi realizada na primeira etapa estadual dos Jogos, na cidade de Araputanga, onde 300 estudantes/atletas já foram avaliados. Riller disse que esses dados já estão sendo trabalhados. Depois de Campo Verde, a pesquisa segue para a terceira etapa estadual, na cidade de Água Boa (de 29 de julho a 03 de agosto). O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114