Cuiabá | MT 20/04/2024
Interior de MT
Sábado, 16 de julho de 2016, 14h35

Lar é construído com recurso de penas pecuniárias


O Poder Judiciário de Mato Grosso, através da Comarca de Comodoro (a 644 km a oeste de Cuiabá), entregou à comunidade na sexta-feira (15 de julho) o abrigo Lar da Criança Recanto Feliz, construído através de recursos oriundos de transações penais e de suspensões condicionais do processo, totalizando mais de R$240 mil.

O juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, da 1ª Vara da Comarca de Comodoro, contou que o abrigo foi idealizado pelo juiz Raul Lara Leite e pela promotora de justiça Maisa Pyrâmides, que em 2013 propuseram ao Conselho da Comunidade do município que alugasse um imóvel para administrar um local para abrigar crianças em situação de risco. E assim foi feito.

“Meses depois o imóvel foi locado e passou a atender a 1ª Vara da Comarca de Comodoro, que possui competência nos feitos relativos à infância e adolescência. Em 2015, o Dr. Raul sugeriu que o Conselho da Comunidade construísse uma sede própria. E com auxílio do juiz responsável pela execução penal da comarca, Dr. Evandro Rodrigues, foi possível obter os recursos para realizar a construção. Com o valor arrecadado foi possível comprar o terreno, realizar a construção, adquirir todo o mobiliário e instalar um sistema de segurança”, relatou o juiz Marcelo, que assumiu a comarca em meados de 2015 e comprometeu-se a continuar cooperando com o projeto.

Hoje, a instituição possui uma coordenadora e uma cuidadora que são responsáveis pelas crianças abrigadas. O abrigo também recebe a assistência de uma psicóloga credenciada e dos serviços assistenciais do município. Embora atualmente só tenha uma criança abrigada, a casa tem capacidade para atender até 15 crianças.

O magistrado ressaltou ainda que o Ministério Público Estadual, através do promotor Saulo Martins, está em tratativas com gestores das comarcas de Comodoro, Nova Lacerda, Campos de Júlio e Rondolândia para que seja criado um consórcio com a finalidade de administrar o abrigo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114