Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 19 de julho de 2016, 14h44

Segurança Pública marcou presença na Caravana da Transformação


Não apenas garantir a ordem e a tranquilidade, mas também levar ações de cidadania, como emissão de documentos, orientações jurídicas e trabalho educativo com crianças e adolescentes.

 

Mayke Toscano

Dessa forma, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), por meio de suas instituições (Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e Detran), marcou sua participação na Caravana da Transformação.

A ação social do Governo do Estado é realizada no município de Barra do Bugres (168 quilômetros de Cuiabá), com o objetivo de levar saúde e cidadania à população local e municípios do entorno.

Cerca de 50 profissionais da Segurança Pública atuaram por dia no evento, durante a sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17).

Para garantir a tranquilidade das pessoas que foram até o local, policiais militares realizaram o policiamento ostensivo dentro e nas imediações do Parque de Exposições Renê Barbour, onde o evento é realizado. Nenhuma ocorrência foi registrada.

Mais de 300 processos para confecção de primeira e segunda via da carteira de identidade foram realizados pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A Polícia Judiciária Civil esteve presente no evento com orientações jurídicas. Militares do Corpo de Bombeiros realizaram análises de processos contra incêndio e pânico, além do trabalho preventivo, com uma unidade de resgate e outra de salvamento.

A população presente também pôde conferir de perto uma exposição de equipamentos utilizados pela corporação. Durante os três dias, nenhum incidente foi registrado pelos bombeiros.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou emissão de taxas e multas, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e consulta a processos.

Além disso, os servidores fizeram um trabalho educativo com crianças e adolescentes.

O coordenador de Segurança da Caravana da Transformação, major PM Rafael Dias Guimarães, diz acreditar que, além de ofertar serviços, o evento é uma oportunidade para aproximar a segurança pública do cidadão.

“Nossa participação é fundamental não apenas para manter a ordem e a tranquilidade das pessoas presentes, mas também levar nossos serviços à comunidade e aproximar as instituições de segurança da população local”, afirmou.

Para aumentar essa aproximação com a comunidade, programas sociais desenvolvidos pelas instituições de Segurança Pública também estiveram presentes no evento.

Por meio de palestras, as pessoas que transitaram pelo local puderam conhecer um pouco mais sobre os programas sociais da Polícia Judiciária Civil “De Cara Limpa Contra as Drogas” e o “De Bem Com a Vida”.

Além disso, um estande do programa Rede Cidadã também foi montado com intuito de mostrar como funciona um dos maiores programas sociais da Segurança Pública em Mato Grosso.

O governador Pedro Taques elogiou a participação dos órgãos de segurança na Caravana. "É com o trabalho conjunto de todos os órgãos do Governo que nós vamos conseguir levar dignidade para todos os cidadãos de Mato Grosso. Esse é o nosso objetivo com essa ação".

Caravana

A Caravana da Transformação teve início no dia 12 de julho no município de Barra do Bugres. Esta é a primeira edição do evento e a expectativa é que outras cinco ações sejam realizadas este ano em Mato Grosso, levando uma série de serviços à população.

Dentre eles: o cadastro e confecção do Cartão SUS; 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito); Carteira de Trabalho; Carteira de Pescador Amador; CPF; CadÚnico; Carteira de Identidade; foto 3x4; declaração de hipossuficiência; serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social; inscrição em cursos de capacitação; intermediação de mão de obra e embelezamento.

São oferecidas ainda oficinas com os seguintes temas: Postura no mercado de trabalho; sensibilização para o trabalho; orientação aos pais (conflitos familiares); programa de economia criativa; políticas culturais – mapas culturais; sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil; primeiros socorros e atendimento a acidente doméstico; resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Caravana da Transformação ainda realiza serviços complementares de educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Em Barra do Bugres os atendimentos seguem até esta terça-feira (19.07), no Parque de Exposições Renê Barbour.

Parceiros

Estão envolvidas diretamente na ação social 14 secretarias, entidades estaduais e parceiros externos. Entre eles: Secretarias de Estado de Saúde (SES-MT), Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Segurança Pública (Sesp-MT), Cidades (Secid-MT), Planejamento (Seplan-MT), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec-MT), Cultura (SEC-MT), Educação (Seduc-MT), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), Meio Ambiente (Sema-MT), Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), Gabinetes de Comunicação (Gcom-MT) e de Governo, e ainda o Núcleo de Ações Voluntárias (NAV).

Já as entidades participantes são a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Empresa Mato-Grossense de Tecnologia e Informação (MTI), MT Fomento, Procon-MT e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Entre os parceiros estão as instituições que compõem o Sistema S, Vigilância Sanitária, Barralcool, Sindicato Rural, Galvan Cabeleireiros e prefeituras da região Médio-Norte.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114