Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Terça, 19 de julho de 2016, 21h06

Seis municípios decretam situação de emergência por estiagem em Mato Grosso


A Secretaria de Estado das Cidades, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, auxiliou seis municípios a decretarem situação de emergência por estiagem no início de julho. A falta de chuva nessas regiões tem causado prejuízos aos produtores rurais e também à população local.

O decreto de situação de emergência foi emitido pelos municípios de Querência (a 945 km de Cuiabá), Água Boa (a 739 km de Cuiabá), Canarana (a 823 km de Cuiabá), Novo São Joaquim (a 339 km de Cuiabá) ,Guiratinga (a 347 km de Cuiabá) e Cláudia (a 620 km de Cuiabá). Com isso, a equipe da Coordenadoria de Resposta e Reconstrução da Defesa Civil levanta in loco as perdas, avaliando se atingem os índices para o decreto.

As equipes ainda ajudam os municípios nos processos de captação de recursos e auxílio humanitário junto ao Estado e Governo Federal. “Estamos em busca da complementação de relatórios e laudos técnicos a serem encaminhados aos órgãos de defesa estadual e nacional, a partir da decretação de situação de emergência do executivo municipal”, explica o coordenador do trabalho, Benedito de Araújo Gomes.

Outras regiões também passam pelo sofrimento da seca, mas ainda não fizeram a solicitação para intervenção da Defesa Civil Estadual. Entretanto, a equipe segue percorrendo algumas regiões que sofrem com a estiagem.

A Defesa Civil orienta aos municípios que no caso de situações de emergência, encaminhem um ofício solicitando a visita dos técnicos para auxiliar na decretação de emergência e demais processos necessários. O decreto de situação de emergência é emitido pelo executivo do município, homologado pelo Governo do Estado e tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90.

Cerca de 20 municípios receberam este ano a visita da equipe da Secid devido à situação precária ocasionada pelas chuvas intensas e estiagem.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114