Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quinta, 28 de julho de 2016, 09h58

Projeto Padrinhos chega à Poconé


O Projeto Padrinhos foi lançado na comarca de Poconé (a 100 km de Cuiabá), nesta terça-feira (26 de julho). Agora, crianças e adolescentes com mais de sete anos de idade que estão no Centro de Atendimento ao Menor ‘Colégio Nazaré’ poderão ser oficialmente beneficiados pela iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), que prevê apoio financeiro ou afetivo aos jovens acolhidos em instituições públicas.

.

O evento foi realizado no Fórum e contou com a presença do juiz auxiliar da CGJ Luiz Octávio Saboia, da juíza da Infância e Juventude da comarca, Kátia Rodrigues Oliveira, do promotor de justiça Danilo Cardoso Lima e do representante da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT) Jander Tadashi Babata. Também participaram do lançamento a prefeita Nilce Mary Leite, a secretária municipal de Assistência Social, Emprego e Renda Vera Buss Volpato, a secretária municipal de Educação e Cultura Maria Rosa Rondon Monge dos Santos e integrantes da rede de proteção à infância e juventude.

Durante a solenidade, os irmãos Lívia Gabriela Bastos das Neves, de 13 anos, e Guilherme Bastos das Neves, de 9 anos, fizeram uma apresentação musical que emocionou a todos. Eles são músicos mirins do Projeto Ciranda, naturais do município. O adolescente Gabriel Correa da Silva, autor do nome ‘SOS Criança’ dado ao aplicativo que viabiliza de forma instantânea as denúncias de violações cometidas contra os direitos da criança e do adolescente em Mato Grosso, também compareceu.

E para promover a reflexão de todos os presentes, no local ficou exposta uma escultura do artista plástico Junne Fontenele Cardoso, acompanhada da frase "Prevenir hoje... Para não se tornar um abandonado amanhã".

Saiba mais - O objetivo do projeto é oferecer melhores condições ao desenvolvimento infantojuvenil, como forma de minimizar sofrimentos causados pela falta do convívio familiar e comunitário, por meio do incentivo à participação de pessoas que não têm interesse na adoção ou guarda, mas que desejam ‘apadrinhar’ essas crianças e adolescentes.

As modalidades de apadrinhamento são:
- Afetivo = é aquele que dedica parte do tempo para a criança ou o adolescente, faz visitas regularmente, compartilha momentos especiais nos fins de semana, feriados ou férias escolares.
- Provedor = é quem dá suporte financeiro às crianças e adolescentes por meio de doação de material escolar, calçados, pertences de uso pessoal ou com patrocínio de cursos profissionalizantes, artísticos, educacionais e esportivos.
- Prestador de serviços = normalmente é um profissional liberal que se cadastra para atender às crianças e aos adolescentes conforme sua especialidade de trabalho (dentista, médico, professor, etc.).

Capacitação – Na segunda-feira (25 de julho), as assistentes sociais da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Ivone Leite Moreira Moura e Nadir dos Santos Nadaf, realizaram um treinamento com a equipe multidisciplinar do Fórum, integrantes do Conselho Tutelar, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e demais órgãos da rede de proteção. As servidoras apresentaram o projeto, como ele funciona, os tipos de apadrinhamento e qual o público atendido. Na sequência, visitaram a instituição de acolhimento. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114