Cuiabá | MT 16/04/2024
Interior de MT
Segunda, 26 de setembro de 2016, 17h18

AL acompanha processo de implantação da ZPE em Cáceres


Após décadas de espera, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres começa a se tornar realidade, graças a um esforço conjunto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Prefeitura de Cáceres e do Poder Executivo, por meio das Secretarias de Cidades e de Desenvolvimento Econômico.

Nesta sexta-feira (23.09), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, e o deputado Dr. Leonardo participaram de reunião na Secretaria de Cidades para tratar do andamento do processo de construção da ZPE.

Durante o encontro, o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, afirmou que a licitação para implantação da primeira etapa da ZPE deverá ser lançada até o dia 8 de outubro e a ordem de serviço para início das obras, em dezembro de 2016.

“O trabalho conjunto e a parceria entre o governo do estado, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Cáceres foi essencial para darmos início ao processo que vem se arrastando há anos. A ZPE é muito importante para a expansão do mercado de Mato Grosso. É um dos compromissos que foram firmados pelo governador Pedro Taques e que estão sendo cumpridos”, declarou Chiletto.

A Zona de Processamento de Exportação de Cáceres terá uma área de 239,68 hectares e será dividida em cinco módulos, espaço que poderá abrigar cerca de 230 indústrias.

Com o objetivo de facilitar o trâmite para exportação, serão instalados no local postos da Receita Federal e do Ministério da Agricultura. O projeto total da obra está orçado em R$ 60 milhões, sendo R$ 16 milhões o custo referente à primeira etapa.

Na avaliação do deputado Guilherme Maluf, a construção da ZPE é fundamental para o desenvolvimento do Estado e o fortalecimento de sua economia.

“A ZPE vai beneficiar não apenas o município de Cáceres, mas todo o estado, especialmente a região oeste. Trata-se de uma obra essencial para Mato Grosso, que propiciará a ampliação do mercado industrial mato-grossense, além da geração de empregos e da abertura do mercado com países do Cone Sul. Por isso, estamos todos empenhados em concretizar esse projeto”, frisou.

O deputado Dr. Leonardo, que representa a região de Cáceres, disse que a construção da ZPE é um “sonho realizado” e tornará Mato Grosso mais competitivo.

“Atualmente, muitas indústrias estão deixando de vir para Mato Grosso para ir para outros estados e até mesmo para o Paraguai. Com a ZPE, isso não vai mais acontecer, pois ela funcionará como um atrativo de indústrias para o estado”, salientou.

A Zona de Processamento de Exportação será construída em Cáceres devido à localização estratégica do município, localizado a 1.700 km de distância do oceano Pacífico. O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, agradeceu o empenho de todos para a concretização do projeto e destacou as potencialidades da região.

“Além da proximidade com o Pacífico, contamos ainda com a saída fluvial pelo rio Paraguai, o que torna a região perfeita para receber uma obra como essa”, afirmou.

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE’s) são distritos industriais incentivados. As empresas instaladas nesses locais têm a sua produção voltada ao comércio exterior e operam com suspensão de impostos, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114