Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 18 de outubro de 2016, 20h02

Rota do Oeste leva Parada Legal a Nova Mutum


O programa Parada Legal do Oeste, realizado pela Concessionária Rota do Oeste em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), chega ao interior de Mato Grosso. Nesta segunda edição de 2016, as atividades ocorrerão de 18 a 20 de outubro, das 8h às 16h, no posto Águia Branca, em Nova Mutum. O projeto tem como foco o caminhoneiro, principal usuário da BR-163/364, porém toda comunidade pode usufruir das dezenas de serviços voltados à saúde, segurança e entretenimento.

O gerente de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Pedro Ely, destaca que o Parada Legal do Oeste visa reduzir o número de acidentes na rodovia por meio da sensibilização dos caminhoneiros para uma direção segura, para os cuidados com a saúde, a manutenção dos veículos e o bem-estar e a qualidade de vida durante a viagem. “Procuramos fazer isso em um ambiente agradável e descontraído, com oferta de brindes, mesa de frutas, massagem, corte de cabelo e música ao vivo.”

A profissão de caminhoneiro leva a uma rotina cansativa e estressante, com poucos cuidados à saúde, como práticas de exercícios, alimentação equilibrada e consultas periódicas ao médico. “A nossa ideia é levar conhecimento aos caminhoneiros, principalmente sobre o quanto é importante ter esses cuidados. Isso previne doenças graves, que levam à morte”.

 

.

Dando uma atenção especial a este segmento, a Concessionária leva até o usuário atendimento médico e psicológico, oferta de exames (glicemia, colesterol, eletrocardiograma), verificação de pressão arterial, frequência cardíaca e saturação de oxigênio, cálculo do índice de Massa Corpórea (IMC), entre outros serviços.

Os participantes têm ainda a oportunidade de assistir a palestra ministrada pela PRF sobre educação no trânsito, esclarecer dúvidas na Ouvidoria Itinerante da Rota do Oeste e utilizar os serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT).

Para sensibilizar e educar os motoristas sobre os danos causados pelo consumo de álcool ao volante, haverá um espaço voltado ao assunto. Neste ambiente os motoristas poderão colocar óculos que simulam reações da embriaguez e ter consciência dos efeitos que o consumo de álcool causa ao organismo. Entre as consequências estão a visão reduzida e distorcida, diminuição do tempo de reação, confusão, alteração de profundidade e percepção de distância e falta de coordenação motora.

Depois de Nova Mutum, as atividades do Parada Legal do Oeste serão realizadas em Sorriso, em novembro, finalizando o ciclo de ações do programa. A primeira edição de 2016 foi realizada em Cuiabá, onde 823 caminhoneiros foram atendidos.

Parceiros – Além da PRF e Detran-MT, são parceiros da iniciativa a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Unopar, Escola Técnica Albert Sabin, Telemedicina Brasil, Escola de Cabeleireiros Meire Arruda, Associação Mato-grossense dos Cegos, Prefeitura de Nova Mutum e o Posto Águia Branca.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114