Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quarta, 19 de outubro de 2016, 11h53

Aprosoja leva palestra sobre Seguro Rural a Rondonópolis


“Seguro Rural” é o tema da palestra que o gerente de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Frederico Azevedo, ministra hoje à tarde em Rondonópolis. Na plateia, agricultores que compõem o Grupo de Análise de Resultados Agropecuários (Grupo Guará), que completa 20 anos de existência no ano que vem.

“A ideia é divulgar como funciona o seguro rural, como se calcula os valores de indenização e quais são as regras, para que os produtores possam avaliar se é uma opção viável para eles”, explica Azevedo. Um dos objetivos da comissão de Política Agrícola da Aprosoja é garantir junto a mercado e a governos alternativas reais de garantia para a sojicultura de Mato Grosso.

Formado por nove associados da Aprosoja que plantam aproximadamente 250 mil hectares, o Grupo Guará tem como um dos diferenciais o foco dado à gestão rural. “É um ótimo exemplo sobre como usar a metodologia argentina dos grupos de discussão”, observa o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

A cada ciclo, os participantes do grupo abrem suas propriedades para os demais colegas e apresentam informações agronômicas, econômicas e financeiras. É da comparação entre as propriedades que surgem as tomadas de decisão que têm colocado os membros do grupo na elite da agricultura estadual.

Com o radar sempre aberto a novidades e tendências que podem resultar em bons resultados no campo, parece ter chegado a vez agora do seguro rural. “Meu papel é apresentar as regras do jogo, mas a decisão é dos associados, pois cada produtor sabe dos riscos de seu negócio”, pondera o gerente de Política Agrícola.

Além de soja, os membros do grupo Guará também produzem milho, algodão, milheto e sorgo, investindo ainda na pecuária de corte.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114