Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sexta, 21 de outubro de 2016, 05h33

TI conclui migração e Pontes e Lacerda recebe PJe


Mais de cinco mil processos que tramitavam pelo sistema Projudi (Processo Judicial Digital) foram migrados para o Processo Judicial Eletrônico (PJe), no Juizado Especial da Comarca de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá). Nesta terça-feira (18 de outubro) a ferramenta foi instalada e a partir de então a sua utilização passou a ser obrigatória.

O trabalho de migração, realizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), teve início no sábado (15 de outubro) e foi finalizado na segunda-feira (17).

De acordo com a instrutora da TI Edilene Pereira Araújo, todo o trabalho realizado pelos técnicos ocorreu a contento e conforme o planejado.

Para o juiz da Terceira Vara da Comarca de Pontes e Lacerda, Leonísio Salles de Abreu Júnior, existem duas palavras-chaves que ele usa para definir a importância do PJe para os juizados, servidores e jurisdicionados: tecnologia e simplificação. “Em 2014, o Judiciário pátrio registrou mais de 100 milhões de ações distribuídas, e segundo o relatório Justiça em Números do CNJ, em 2015, só no Estado de Mato Grosso, houve um aumento da demanda em mais de 11% em comparação com o ano anterior, o que aponta para a necessidade da tecnologia para a baixa dos estoques processuais”.

Conforme o magistrado, a necessidade da baixa no número de processos foi um dos motivos que justificaram a criação da Lei 11.419/06, que dispõe sobre a informatização do processo judicial. Ele lembrou que a experiência trazida pelo Projudi em Mato Grosso mostrou que o processo eletrônico desburocratiza o sistema, contribui para a celeridade dos feitos e promove, inclusive, adequação do volume de trabalho e maquinário humano que hoje se mostra desproporcional.

“Assistimos em todo o país a implementação de diversas plataformas para a concretização do processo eletrônico, Projudi, e-Saj, PJe, cada qual com suas peculiaridades de manuseio, o que não raro resta por dificultar o trabalho, sobretudo, dos advogados que por vezes se vêem obrigados a trabalhar com multiplataformas”, disse.

Para o juiz, a unificação do processo eletrônico em plataforma única para todo o território nacional contribuirá ainda mais para concretização da modernização da justiça, simplificando o trabalho de todos os profissionais militantes (servidores, advogados, defensores públicos, promotores de justiça e magistrados).

“É com esse espírito que a Comarca de Pontes e Lacerda implementa o sistema informatizado PJe para os processos que tramita no juizado especial da comarca, ferramenta esta que auxiliará no enfrentamento da elevada demanda processual, e que em breve estará disponível também para os feitos de outras naturezas”.

A concepção da ferramenta responsável pela migração começou em 2011 em parceria com outros tribunais do país. Em 2015 Mato Grosso assumiu sozinho a continuidade do processo de migração.

As próximas comarcas que receberão a migração e/ou implantação do PJe são: Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá (3 de novembro); Primavera do Leste – migração e implantação (8 de novembro); Diamantino – migração e implantação (22 de novembro); e Campo Novo do Parecis - migração (29 de novembro) e Água Boa - migração e implantação (13 de dezembro).
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114