Cuiabá | MT 19/04/2024
Interior de MT
Quarta, 07 de dezembro de 2016, 12h44

Sinop tem formatura de 100 novos agentes mirins de trânsito


Cerca de 100 crianças, com idade entre 9 e 12 anos, de cinco escolas públicas de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) participaram na tarde desta terça-feira (6.12) do encerramento das atividades do projeto Agente Mirim Escolar (AME), realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito com apoio da Concessionária Rota do Oeste e outros parceiros. O evento ocorreu na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O gestor de Relações Institucionais da Rota do Oeste, Adherbal Vieira, destaca que o projeto é muito importante para promover a segurança no trânsito, especialmente nas travessias urbanas da BR-163. “Entendemos que as crianças são os futuros motoristas da rodovia e já começam aprender desde cedo as boas práticas no trânsito. Além disso, cobram dos adultos a conduta correta”.

Em 2016, o AME teve início em maio e no decorrer do ano atendeu alunos das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) Rodrigo Damasceno, EMEB Jurandir Liberino de Mesquita, EMEB Basiliano do Carmo de Jesus, EMEB Ana Cristina de Sena e Colégio Regina Pacis.

O programa tem o objetivo de ensinar os alunos sobre segurança no trânsito, com envolvimento direto e protagonizado. Em 2016, a iniciativa ampliou a participação das escolas nas questões ligadas ao trânsito, fazendo com que o tema se incorporasse à cultura e hábitos, passando a integrar a rotina escolar. O envolvimento dos pais no processo de educação para o trânsito, por meio de participação nas atividades escolares dos filhos, também esteve entre as metas.

Durante as ações, os alunos participaram de mobilizações nas ruas orientando os motoristas, pedestres e ciclistas a obedecerem e respeitarem a sinalização e as Leis de Trânsito. As atividades foram organizadas pelo Departamento de Educação Para o Trânsito – DET e pela Guarda Municipal de Trânsito.

Também são parceiros da iniciativa: Tiro de Guerra, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Diversidade Cultural, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Empresas Parceiras do AME.

Outros programas – Ainda com foco na segurança no trânsito, a Rota do Oeste realiza o projeto Rota Segura, Parada Legal e Safra Segura. As iniciativas reforçam aos usuários da BR-163 a importância das boas práticas de trânsito como forma de contribuir na formação de um ambiente seguro para se trafegar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114