Cuiabá | MT 23/04/2024
Interior de MT
Segunda, 13 de fevereiro de 2017, 15h44

Ribeirinho Cidadão inicia etapa fluvial


.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro participou, na manhã de sábado (11 de fevereiro), no município de Barão de Melgaço, da solenidade de início da etapa fluvial da décima edição do projeto Ribeirinho Cidadão. Este segundo trajeto segue até o dia 20 e percorrerá cerca de 30 comunidades às margens do rio levando cidadania por meio de vários tipos de atendimento médico e jurídico.

Diversas autoridades compareceram ao evento, o que reitera a grandiosidade e importância que tem o Ribeirinho Cidadão. Para o presidente do TJMT esse sucesso, sem dúvida alguma, se deve aos parceiros. “Com a aproximação do governo estadual nos fornecendo médicos oftalmologistas, inclusive com realização de cirurgias, mostra o reconhecimento de que é imprescindível manter essa atividade”, ressaltou.

O desembargador agradeceu aos parceiros, mas também lembrou das responsabilidades de cada um mediante suas funções públicas buscando o bem comum às pessoas que estão excluídas de atendimentos diversos, principalmente de saúde. “Precisamos de pragmatismo e atender toda essa população. O Executivo trouxe a experiência da Caravana da Transformação e trouxe um atendimento médico que tem dado um excelente resultado”.

À frente da coordenação do projeto, o juiz José Antonio Bezerra Filho disse que esta não é mais uma ação somente do Poder Judiciário ou da Defensoria Pública, mas sim de todos os parceiros envolvidos. “O importante é frisar que é o esforço de todos voltados para a inclusão social dessa população tão carente. Estamos mostrando que é possível acreditar em ações e projetos concretos. O Ribeirinho Cidadão é a verdadeira inclusão social que dignifica qualquer um que esteja envolvido. O mérito é de todos”, destacou o juiz.

Outro coordenador desta décima edição do Ribeirinho, o defensor público Air Praeiro Air falou da oportunidade em ser útil para aqueles que mais precisam e, assim como os demais, estendeu os méritos colhidos dessa grande ação aos parceiros envolvidos.

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques enfatizou que o Ribeirinho já é uma ação real e agradeceu os responsáveis que buscam levar a concretização de direitos fundamentais ao cidadão. “Não podemos deixar nenhum mato-grossense para trás e para o Poder Executivo é uma honra ser parceiro desse projeto, que é bem conduzido pelo Tribunal de Justiça com a sensibilidade dos magistrados, Defensoria e agora com Governo. Tudo isso nos mostra que é possível ter ações emergenciais sem esquecer as ações que são estruturantes para resolver o problemas”.

Idealizador do Ribeirinho Cidadão, o juiz Lídio Modesto lembra que em 2006, tudo começou quando a ausência de justiça àqueles que mais precisavam e desproviam de recursos. “Quando percebemos que os hipossuficientes não tinham como ter acesso à justiça, conseguimos montar uma estrutura grande desde o primeiro projeto e sabíamos que a tendência era crescer, sendo exportado para outras unidades da federação. Num primeiro momento nós não tínhamos a participação médica por exemplo, nem da Marinha. Hoje a gente percebe cresceu muito e já é uma realidade”.

Uma grande sinergia. Foi assim que o capitão de Mar e Guerra, chefe do Estado Maior do Sexto Distrito Naval de Ladário, Mato Grosso do Sul, Fernando Pereira de Almeida, definiu o projeto. “Servi cinco anos na Amazônia prestando assistência aos ribeirinhos de lá, porém não vi nada disso que estão nos proporcionando aqui. É uma novidade que eu, ao longo da minha carreira estou tendo o prazer de usufruir. Toda a população de Mato Grosso pode contar com a Marinha”.

O projeto Ribeirinho é uma realização do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública, em parceria com o Governo do Estado, Marinha do Brasil, Assembleia Legislativa e prefeituras. A programação segue até o dia 20 de fevereiro e passará por comunidades rurais que são berços do Pantanal Mato-grossense, como Barão de Melgaço e Poconé.

Estiveram presentes na solenidade o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Luiz Ferreira da Silva, deputado federal Fábio Garcia, o deputado estadual Alan Kardec, prefeito de Santo Antonio de Leverger, Valdir Castro Pereira Filho, presidente da Câmara Municipal de Barão de Melgaço, vereador Joilson Gonçalves, controlador-Geral do estado, Ciro Gonçalves, secretário de Desenvolvimento Regional Antonio Carlos Paes, secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, coronel PM Lesco, da Casa Militar, comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz, presidente da Câmara de Santo Antonio do Leverger, vereador Hugo Padilha, padre Manoel da Acesção, pároco de barão de melgaço, presidente da colônia de pescadores E5, Domingos Antonio, vereadores e população de Barão de Melgaço e região. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114